Cuidados médicos e odontológicos serão oferecidos dentro de 40 escolas em SJB

unnamed (5)

Foto: Divulgação

O programa Saúde na Escola foi lançado oficialmente no ano de 2015 em São João da Barra nesta quarta-feira, 04, com ações durante todo o dia na E.M Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Sete mil alunos deverão ser beneficiados ao longo do ano letivo em 40 unidades do município pela iniciativa, desenvolvida pelas secretarias de Saúde e de Educação e Cultura e que tem por finalidade a efetivação de serviços médicos e odontológicos gratuitos nas escolas.

“A meta é trabalhar a prevenção e a promoção da saúde em todas as escolas”, comentou a secretária municipal de Saúde, Denise Esteves, ressaltando a importância da avaliação antropométrica para identificar se o aluno está acima do peso ou desnutrido, necessitando ou não de consulta com nutricionista visando cuidados especiais de suplementação alimentar, orientações nutricionais e atividades físicas.

Entre os serviços prestados está o teste de avaliação de acuidade visual para saber se o aluno apresenta alguma deficiência visual. “Caso dê positivo o aluno é encaminhado para o médico oftalmologista visando o tratamento e análise da necessidade de utilização de óculos”, explicou o coordenador municipal de Atenção Básica de Saúde, Claudiomar de Souza Alves, destacando que é fundamental identificar se o aluno apresenta algum problema visual que possa vir a comprometer o aprendizado.

A dona de casa Betânia Pinto Ribeiro, residente na praia do Açu, acompanhou o tratamento odontológico da filha Izabela Pinto Ribeiro de Azevedo, que cursa o segundo ano do Ensino fundamental. “Estou muito satisfeita com a preocupação e o cuidado do governo municipal em oferecer, além de um ensino de qualidade, saúde ao alcance de todos os alunos dentro da própria escola”, declarou Betânia.

– Além do atendimento do Programa Saúde Bucal e da avaliação da necessidade da atualização do cartão vacinal, os alunos participam de palestras educativas sobre gravidez na adolescência, importância da alimentação saudável, prevenção contra álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, bulling, cidadania, diversidade de gênero, entre outras – finalizou a coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Educação, Bianca Acampora.

Fonte: Secom – SJB