Órgão já realizou mais de 700 atendimentos e solucionou 90% dos casos
A coordenadora executiva do Procon, Maria Letícia Barros, destacou que antes de sua instalação a população não era assistida por um órgão específico de proteção e defesa do consumidor, ficando a mercê da justiça que é morosa, ou tinha que se deslocar ao Procon da cidade vizinha, que nos últimos meses não mais atendia aos munícipes sanjoanenses.
Segundo Letícia, os líderes de reclamações são o Banco Itaú, a concessionária de energia elétrica Ampla e as operadoras de telefonia. “No caso da Ampla, após notificação para adequar a prestação de serviço, recebemos no início de junho o ouvidor geral da empresa, Paulo Cesar Gomes, a ouvidora responsável pelo Norte Noroeste Fluminense Margareth Fernandes, e o ouvidor André Luis Rodrigues, acompanhados da equipe técnica para verificar as reclamações e apresentar soluções”, disse.
As maiores reclamações da população sanjoanense a respeito dos serviços prestados pela concessionária, ainda de com a coordenadora executiva do Procon, estão relacionadas a picos de energia com deterioração de produtos e falta de suporte técnico no local quando há interrupção de energia.
– No primeiro encontro com os representantes da empresa ficou definido que a agência em São João da Barra não fechará mais para almoço, com horário de funcionamento estipulado das 8h às 16h. Isso foi um grande avanço tendo em vista que muitos consumidores se deslocavam do 5º Distrito para solucionar algum problema e deparavam com o escritório fechado para almoço, tendo que aguardar em frente à loja – explicou.
Aumento de pessoal visando acelerar o atendimento ao público objetivando a diminuição do tempo de espera e disponibilização de um espaço virtual para atender aqueles consumidores que querem um atendimento mais rápido nos serviços de retirada de extrato de consumo, segunda via de fatura, entre outros, foram outras questões definidas no encontro entre representantes do Procon e da concessionária.
– Em relação à solicitação de aumento de equipe para suporte técnico para que a população seja atendida com mais rapidez nos casos de interrupção de energia, a empresa ficou de analisar a viabilidade do aumento da equipe alegando que, no momento, duas equipes atuam em todo o município – destacou a coordenadora executiva do Procon.
A ouvidoria da concessionária informou ainda que, para melhorar o atendimento, está sendo construído o terceiro alimentador da subestação de Pontinha, que vai atender ao aumento da demanda na sede do município, Atafona e Grussaí e que foi providenciada a troca do transformador existente na subestação de São João da Barra por um de maior capacidade, em que 8.500 clientes foram beneficiados. Também está sendo providenciada, de acordo com a empresa, a instalação de dois conjuntos de reguladores de tensão nos alimentadores da subestação de São João da Barra visando a melhoria dos níveis de tensão de fornecimento às unidades consumidoras da região.
Fonte: Secom-SJB