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Foto: DIvulgação

Inúmeras reclamações contra a empresa CamposTur tem sido constantes em São João da Barra por conta da qualidade no serviço oferecido aos passageiros. O Procon de São João da Barra, no último dia 15 de junho, protocolou uma representação no Ministério Público (MP) contra a concessionária que faz a linha intermunicipal de São João da Barra – Campos dos Goytacazes.

De acordo com a coordenadora executiva do Procon, Maria Letícia Barros, os motivos foram superlotação, documentação irregular, falta de segurança, oscilação e horário, ausência de ônibus nos horários pré-estabelecidos e má conservação.

– Consta no Procon inúmeros registros e reclamações quanto a superlotação dos ônibus causando falta de segurança, e risco de morte aos passageiros, que muitas vezes vem aglomerados sem ter onde se apoiar e sem utilizar cinto de segurança -, disse Letícia.

A coordenadora destaca ainda, que é notória a ausência de manutenção dos coletivos e a má conservação dos ônibus em funcionamento, uma vez que os veículos possuem documentos e impostos atrasados, além de constantemente apresentar sinais de falta de higiene.

– As frequentes suspensões do serviço de transporte coletivo no município de São João da Barra e nas linhas intermunicipais, ainda que temporário, causa danos irreparáveis ao consumidor, que todos os dias se programam para se locomover até universidades,ao trabalho, as consultas médicas, em horários fixos e muitas vezes não comparecem aos compromissos firmados, devido a falta de regularidade dos horários dos ônibus deste empresa -, destacou Letícia.

Segundo uma estudante que preferiu não ser identificada por medo de represália dentro do coletivo, alguns motoristas são despreparados e as câmeras de segurança não funcionam.

– Mês passado presenciei um passageiro conversando com o motorista, onde o mesmo poderia ter ocasionado um acidente. Outro fator que sempre costumo presenciar é a superlotação. Destaco também os assaltos frequentes que vem acontecendo dentro do coletivo. Minha amiga teve seu aparelho telefônico roubado por dois homens armados em um assalto e as câmeras não registraram este momento -, afirmou a estudante.

CamposTur não responde ao PROCON

O Procon vem acionando a empresa frequentemente para adequar o serviço de transporte coletivo, com realização de melhorias no atendimento ao consumidor, respeitando os horários das linhas divulgados previamente disponibilizando de maior quantidade de ônibus nos horários de maior rotatividade de passageiros, de modo a evitar a superlotação que causa risco de morte aos consumidores entre outras solicitações, porém a empresa não atende às inúmeras solicitações efetuadas pelo órgão.

– A CamposTur foi notificada de modo a prestar esclarecimentos quanto as reclamações registradas em nosso setor e até o último dia 15 de junho não emitiu qualquer resposta, demonstrando mais uma vez a falta de comprometimento e respeito ao exercício do Procon, Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – disse Letícia.

Portadora de Necessidades Especiais também reclama do atendimento

A cadeirante Elizabeth da Conceição Fernandes, de 57 anos, informou que os horários da empresa não são cumpridos e com isso sofro bastante.

– Tem que haver uma maior fiscalização e que principalmente funcione. Os ônibus são muito sujos.  já entrei na justiça e fui atendida quanto ao horário, os motoristas me tratam bem, mas inúmeras vezes o coletivo não pára quando solicito e por isso fico horas esperando um ônibus para chegar à casa -, destacou Elizabeth.

Elizabeth acrescenta ainda que os passageiros reclamam constantemente dos horários e o elevador sempre apresenta defeitos ou até mesmo os motoristas e cobradores apresentam os defeitos para não ter o compromisso de pegar o cadeirante.

– Uma hora o ônibus passa na Avenida Rotary e outra passa na rua dos Passos. Acho que deveria ter um horário determinado e que fosse cumprido. Para conseguir utilizar dos serviços, o passageiro tem que sair de casa uma hora antes para conseguir embarcar no coletivo -, disse.

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Foto: Divulgação

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