Com a finalidade de evitar transtornos e ajudar os consumidores a aproveitarem as promoções da Black Friday, no dia 25 deste mês, o Procon de São João da Barra está divulgando uma série de dicas sobre condições conscientes e seguras para a aquisição dos produtos e serviços em lojas físicas e virtuais. Esta é a 13º edição do mês de descontos no Brasil e os consumidores aproveitam a época pensando principalmente nas compras natalinas.

“Antes de ir às compras é fundamental ter em mente o que vai adquirir, para que assim a pesquisa de preços seja satisfatória, uma vez que de uma loja para outra poderá haver diferença de preço, modalidade de pagamento e descontos promocionais. É importante também ficar atento sobre os juros das parcelas, troca do produto e forma de entrega”, alerta a coordenadora do Procon, Denise Franco.

A gerente do Procon, Eloiza Almeida, ressalta que o Código de Defesa do Consumidor garante diversos direitos como, por exemplo, o previsto no artigo 49, que assegura a desistência da compra online no prazo de sete dias do ato do recebimento. “O arrependimento não precisa ser justificado, seja por defeito no produto ou outro motivo que não atenda às expectativas do consumidor”.

O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Avenida Rotary, 783). O atendimento também é feito por telefone (2741-8297) e por email (proconsjb@sjb.rj.gov.br).

Confira as dicas:
– Planeje-se financeiramente antes de realizar as compras. Não haja por impulso.
– O consumidor deve ter cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais.
– Antes de inserir seus dados e efetivar a transação verificar sempre a URL do site em que pretende fazer a compra, assim como sua origem, para checar a veracidade do endereço eletrônico.
– Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes.
– Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data.
– Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos nas compras parceladas.
– Na garantia estendida, verifique se a cobertura é total ou se para troca do produto é necessário pagar franquia.
– Fique atento à variação dos preços entre uma empresa e outra.
– Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si.

Fonte: Ascom