Ao som de tambores e iluminado por tochas, cortejo saíra às 20 da Igreja de São Pedro

fogareu5

Foto: Divulgação

As ruas de São João da Barra estarão às escuras na noite desta terça-feira, 31, a partir das 20h, quando será realizada a Procissão do Fogaréu, saindo da Igreja de São Pedro e percorrendo as igrejas de São Benedito, São João Batista e Boa Morte. O município preserva as tradições seculares da celebração católica da Semana Santa e a programação, que teve início na última sexta-feira, 27, segue intensa até o domingo de Páscoa. A Procissão do Fogaréu é um resgate cultural que a Irmandade do Santíssimo Sacramento, responsável pelas atividades em parceria com a Paróquia São João Batista, retomou em 2013. Antes, o último registro da celebração na cidade remetia ao ano de 1879.

Participam da Procissão do Fogaréu, cerca de 70 homens encapuzados, no cortejo ao som dos tambores e iluminado por tochas. Um dos responsáveis pelo resgate da celebração na sede do município é um dos diretores da Irmandade, Jorge Renato Amaral, que explica o que a procissão, simbolicamente, representa. “A Procissão do Fogaréu representa a perseguição e prisão de Cristo, com homens encapuzados e com tochas de fogo nas mãos. A comunidade católica de São João da Barra participa ativamente dessas atividades, que também representam a cultura do nosso povo”, disse Jorge Renato.

Na quarta-feira da Semana Santa, 1º, a Procissão do Encontro é uma das que causam maior expectativa. São duas procissões: a do Senhor dos Passos, com a maioria dos fiéis homens, e a de Nossa Senhora das Dores, acompanhada pela Irmandade dessa devoção, que é composta somente por mulheres. Na tradição católica, a procissão representa o encontro de Maria com seu filho Jesus a caminho do calvário.

Na Sexta-feira da Paixão, além da programação da Igreja Católica, é apresentado o “Auto da Paixão”. A encenação conta a história mais conhecida do mundo, a vida de Jesus Cristo. Neste ano, a peça, encenada por artistas sanjoanenses, será apresentada ao lado do Ginásio de Esportes do município, logo após a Procissão do Senhor Morto.

Fonte: Secom – SJB