Carregado com 80 mil toneladas de minério de ferro no píer dedicado do T1, o navio “Key Light” marcou o início de operação do Porto do Açu, no último dia 25 de outubro de 2014, completando hoje 10 anos.  A embarcação seguiu para China.

Na época, 2014, Eduardo Parente, presidente da Prumo Logística, disse: “Este primeiro navio representa um marco histórico para o porto. Já temos vários clientes produzindo, mas o embarque da Anglo American é o primeiro realizado. Agora estamos focados em iniciar a movimentação de embarcações no Terminal 2 até o fim do ano”.

Um dos marcos conquistados também em 2014 foi a conclusão da instalação de 28 boias de sinalização, que auxiliam os navios no trajeto de entrada dos canais. Foram colocadas 18 unidades no T1, e outras 10 no T2.

Foto: Parahybano

As boias, que são do tipo articuladas submersíveis, ficam abaixo da linha d´água, apenas com uma haste com a lanterna de fora. Este tipo de boia oferece maior segurança à navegação por ser fixa e não se deslocar da posição original, como geralmente acontece com a boia flutuante. Com uma espécie de âncora em sua base, chamada de poita, que fica presa no fundo do canal, além de uma lanterna na superfície que permite melhor visualização do navegador, este tipo de boia dispensa o uso de faróis de alinhamento. O trabalho de instalação levou cerca de dois meses e foi realizado com o apoio de embarcações, que lançaram as boias que possuem de 12 a 14 metros de comprimento e pesam cerca de 28 toneladas cada.

Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).

O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. O terminal contará na sua totalidade com 4 quilômetros de cais.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros. No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar carga de projetos, coque, bauxita, veículos, granéis sólidos, carga geral e petróleo.

Ao longo dos anos inúmeros navios de diversos países já passaram pelo Porto do Açu, em São João da Barra.