O NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, realizou a primeira captação de órgãos de 2024. O procedimento aconteceu no final de semana, no Hospital Ferreira Machado (HFM), resultando na doação de córneas, que irão beneficiar dois receptores, de acordo com critérios técnicos e clínicos.

A doação de órgãos é um ato que pode transformar vidas, e foi o que fez a família da doadora, uma mulher de 76 anos, ao autorizar a captação, efetivada por equipe profissional referenciada pelo Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

“A equipe agradece à família doadora, residente no município de Campos, e a todas as equipes multiprofissionais envolvidas no processo”, disse o psicólogo do NF-Transplantes, Luiz Antônio Cosmelli.

O NF-Transplantes, sediado no HFM, é vinculado ao Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ) e à Organização de Procura de Órgãos (OPO).

De janeiro a outubro de 2023, Campos contabilizou 20 autorizações e 12 captações, totalizando 42 órgãos disponibilizados para transplantes. O município lidera o ranking de captações e doações de órgãos de toda a região Norte e Noroeste Fluminense, ficando à frente de Macaé e Itaperuna.

Fonte: Ascom