Trabalho é realizado em três tendas itinerantes instaladas nas praias de Açu, Grussaí e Atafona

DSC_6073Sanjoanenses e visitantes que curtem a programação de verão em São João da Barra têm à disposição o serviço da secretaria municipal de Saúde, que está presente com três postos itinerantes instalados nas praias de Açu, Grussaí e Atafona, onde acontecem as apresentações musicais. As unidades, incluídas entre as mais completas da região, estão aptas a atender casos simples e de alta complexidade e começam a funcionar sempre duas horas antes dos shows nacionais e encerram os trabalhos após a dispersão do público.

Cada tenda é equipada com desfibrilador, ventilador pulmonar, bombas de infusão, aspirador de vias aéreas e material para imobilização, três leitos, sendo um leito de UTI, além de equipe formada por dois médicos clínicos gerais, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e 18 maqueiros. Também estão à disposição duas UTI’s móveis em cada uma das tendas, guarnecidas por todo equipamento necessário para realizar todos os níveis de atendimento, assim como nas tendas. As ambulâncias contam, cada uma, com um médico socorrista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um condutor, além dos equipamentos.

As estruturas contam com recursos para atender casos de alta complexidade. Porém, em casos mais graves o paciente é estabilizado no local e removido de ambulância para o Centro Municipal de Emergência.

A catarinense, Maria Eduarda Gonçalves, que esteve no último domingo, 18, no Novo Balneário, em Atafona, para curtir a programação de verão sanjoanense, foi uma das pessoas que recorreu ao serviço disponibilizado pela prefeitura de São João da Barra.

– Os profissionais são excelentes e o atendimento é muito ágil. Tive uma queda na pressão por causa do forte calor e precisei de atendimento médico. Fui até a tenda, aferiram minha pressão, me medicaram e eu fiquei de repouso. Todos os profissionais foram super atenciosos comigo e com minha prima, que estava me acompanhando. Gostei muito do atendimento – frisou Maria Eduarda.

Dados da secretaria de Saúde mostram uma média de 20 atendimentos por dia de funcionamento, sendo casos mais comuns deDSC_6108 pacientes com gastroenterite, hipertensão arterial e coma alcoólico. “Esse ano ainda não foram registrados casos graves. Isso se deve ao excelente trabalho de segurança realizado pela prefeitura em parceria com a polícia Militar, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros. O forte esquema de segurança contribui muito para que nenhum caso grave tenha chegado até nós, já que não houve agressão física, perfuração por arma de fogo e perfuração por arma branca”, explica o coordenador municipal de enfermagem, Vinicius Correa.

A secretaria de Saúde pretende prosseguir até o final da programação de verão com campanhas, por meio de um trabalho conjunto com a Coordenação de Atenção Básica, englobando temas variados e que visam informar, alertar e prevenir as pessoas sobre diversos males que afetam a saúde. As ações acontecem no posto itinerante do Novo Balneário e tiveram início no dia 18 de janeiro. O tema foi sobre DST/Aids e houve distribuição de folders, preservativos e orientações sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis.

No último domingo, 25, o tema trabalhado junto ao público foi em homenagem ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, comemorado no dia 28 de janeiro. No dia 28 também haverá evento com orientações sobre a doença, na policlínica de São João da Barra, de 9h às 16h. Já no primeiro domingo de fevereiro, a população presente ao show no Novo Balneário irá conhecer mais sobre o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. No dia oito de fevereiro, o enfoque será para o Programa de Combate ao Tabagismo. Também são distribuídos, em todos os shows, preservativos para a população.

O município também dispõe de três equipes de resgate 24h, localizadas estrategicamente em pontos distintos do município (sede, Cajueiro e Mato Escuro). Esse serviço tem o objetivo de atender com mais agilidade vítimas de acidentes em vias públicas, intercorrências domiciliares e qualquer outro tipo de emergência fora do âmbito hospitalar. Os telefones para contato do resgate, com ligações gratuitas, são: 192 e 2741-1818. Os três resgates realizaram aproximadamente 450 atendimentos em 2014. O município também conta com quatro postos de urgência 24h e um Centro de Emergência, todos funcionam diariamente durante o ano.

Fonte: Secom-SJB