Foram beneficiadas moradoras da sede do município, do Carrapicho e de Rua Nova

10885439_707153859383054_3740753608464980344_n

Foto: Paulo Pinheiro

Ano novo, casa nova para as senhoras Neuza Bastos da Conceição, na sede do município de São João da Barra, Solange Felizardo da Silva Pessanha, no bairro Carrapicho, em Atafona, e Maria Helena Bastos Maciel, na localidade de Rua Nova. Com a entrega das chaves realizada na manhã desta quarta-feira, 31, o prefeito José Amaro de Souza Neco cumpriu com o compromisso de retornar essas famílias às suas antigas moradias ainda em 2014.

“São famílias com necessidades especiais, duas com deficiência física e uma por se tratar de pessoa idosa”, disse Neco justificando as prioridades. Acompanharam o prefeito, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes Pessanha e seu sub Arildo Rodrigues, além de assessores.

As casas passaram por reforma geral, tendo recebido novas instalações hidráulica e elétrica, pintura, além de adaptações para minimizar os riscos de acidentes domésticos. Segundo o coordenador de Habitação – departamento da Assistência Social – Ricardo Sá, essas casas foram condenadas pela Defesa Civil, sendo este um dos critérios da secretaria para atuar nas reformas. “Também é preciso que a família seja cadastrada no CRAS e que a renda per capta não ultrapasse meio salário mínimo”, concluiu.

As ações de abordagens sócio educativas para o ingresso ao CRAS são realizadas pela equipe técnica da Assistência Social e Direitos Humanos, que busca identificar famílias em situação de risco. “Hoje foram entregues as três primeiras de uma seleção de 150 casas, que já estão com processo analisado e projeto técnico das adaptações necessárias concluído”, afirmou a secretária Swany, reiterando que as ações de reforma são desenvolvidas pela secretaria em parceria com o Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social.

O prefeito Neco agradeceu a toda equipe pelo empenho e pelo trabalho na pasta da Assistência, pela qual nutre muito carinho. Unânimes, Neuza, Solange e Maria Helena eram só felicidade e contagiaram a todos os presentes. Já Neco ressaltou que “temos um levantamento do déficit habitacional no município em torno de 1.500. Em 2015 daremos início às ações de redução deste montante”, programou.

Fonte: Secom – SJB