A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra se reuniu com representantes da Ferroport, empresa responsável pelo terminal de minério de ferro no Porto do Açu, para um balanço das ações desenvolvidas, sobretudo na questão da empregabilidade da mão de obra local, e traçou novas metas. As ações fazem parte do cumprimento do termo de cooperação firmado entre o município e a empresa, que está sendo acompanhado de perto pela Prefeitura. A Ferroport está com inscrições abertas para o programa de formação de mão de obra Geração Portuária (destinado a mulheres), e mantém um cadastro para pessoas com deficiência, o Embarque Inclusivo.

Desde 15 de julho do ano passado, quando o termo de cooperação foi firmado, a Ferroport contratou quatro estagiários e oito jovens aprendizes. Nos últimos meses, quatro estagiários técnicos foram efetivados, e a empresa contratou mais cinco. Outro ponto importante cumprido foi a divulgação das vagas de emprego no Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage).

A Ferroport desenvolve um programa de formação da mão de obra sanjoanense, o Geração Portuária. Na primeira edição, que começou com 25 selecionadas, 13 mulheres foram formadas como trainees — inicialmente, cinco serão contratadas definitivamente. A segunda edição já está em curso, com as inscrições abertas até o dia 30 de abril, pela internet (link: http://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/geracao-portuaria).

A empresa também mantém um banco de talentos para captar profissionais com deficiência. O programa Embarque Inclusivo visa conhecer o perfil desses profissionais da região. Atualmente o programa conta com 244 talentos no banco, sendo 28 sanjoanenses. O cadastro para o programa Embarque Inclusivo deve ser feito na página de oportunidades da Ferroport (link: https://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/oportunidades) ou no Sage (link: https://www.sistemasage.com.br/).

A parceria com a Ferroport, que tem entre os destaques a evolução no número de sanjoanenses contratados, promete novos frutos em breve. A empresa ressaltou que no último ano investiu cerca de R$ 1,6 milhão em patrocínios a projetos culturais e esportivos. A Ferroport também solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico espaço para um novo programa de capacitação profissional, previsto para os próximos meses.

Da reunião de prestação de contas, participaram os representantes da Ferroport Edenilson Sanches, gerente de Sustentabilidade, Ricardo Agra, gerente de RH e Comunicação, Felipe Araújo, analista de Responsabilidade Social, e o advogado Pedro Araújo. Já da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a secretária, Gleide Gomes, a subsecretária, Joice Pedra, e o superintendente Portuário e Industrial, Marcelino Souza.

Fonte: Secom