A Prefeitura de São João da Barra paga nesta terça-feira (20) a primeira parcela do décimo terceiro salário a todos os servidores — efetivos, contratados e comissionados. A informação é do secretário de Fazenda do município, Dalmo Caetano. A administração pública analisa ainda quando será paga a segunda parcela. “Com a crise que assola a economia fluminense como um todo, não só nossa cidade, como diversos outros municípios do Estado, existem muitos municípios com atrasos não só de décimo terceiro, mas de salário”, disse Dalmo. Cerca de R$ 4,6 milhões foram injetados na economia local.
O pagamento do 13° se tornou uma novela no município. A previsão inicial era que o depósito ocorresse em 17 de junho, conforme calendário divulgado no início do ano. Ao se aproximar da data, o prefeito Neco (PMDB) informou que não teria condições de pagar, mas que cumpriria com o compromisso até 30 de novembro. Em 18 de outubro, foi especulado que o município não teria recursos para quitar a primeira parcela do décimo terceiro. Neco, em uma das poucas declarações desde a derrota nas urnas, usou seu perfil no Facebook para “tranquilizar” os servidores quanto ao pagamento no dia 30 de novembro – o que não ocorreu.
Na semana passada, em ação civil pública movida pelo Ministério Público, após denúncia de servidores, o juiz Paulo Maurício Simão Filho determinou o pagamento da primeira parcela em até 48 horas, o que também não foi cumprido. Já nessa segunda (19), o magistrado havia determinado o arresto das contas. Porém, o município recorreu e conseguiu um efeito suspensivo.
— Mesmo com a suspensão da decisão de primeira instância que determinava o pagamento dos valores referente ao décimo terceiro, estamos pagando a primeira parcela hoje (20) visto que já tinhas nos programados para isso. Mesmo com a acentuada queda na arrecadação a administração tem feito os ajustes necessários para manter a folha de pagamento em dia e tenta sanar a última parcela do abono natalino — afirmou o secretário Dalmo Caetano.