São 121 agentes visitando residências, terrenos e locais públicos e mutirões serão realizados em todo município

_MG_0127A prefeitura de São João da Barra vem atuando de maneira firme no combate à dengue. Diante da recente descoberta de novas doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti – zika vírus e chikungunya – a palavra de ordem é intensificar as ações e a secretaria municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), realizará mutirões de combate ao mosquito em todas as regiões do município.

Atualmente são 121 agentes de endemias realizando diariamente o trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito em todas as residências, terrenos e locais públicos do município. Dados da secretaria de Saúde mostram que, este ano, foram 37 casos de dengue registrados em São João da Barra e nenhum de zika vírus e chikungunhya.

– Existe a possibilidade dessas pessoas terem contraído a dengue em outros municípios da região onde há surto da doença, pois estas mesmas pessoas tiveram suas casas vistoriadas e nenhum foco do aedes aegypti  foi encontrado – explica a secretária de Saúde, Denise Esteves.

A secretária pede à população que tire 10 minutos de seu dia para cuidarem de seus quintais, pois é importante que cada um faça sua parte. “Se cada munícipe tirar 10 minutos do seu dia para limpar seu próprio quintal, já estará contribuindo com o combate ao mosquito. Também é importante que as grávidas usem repelente”, afirmou.

Em relação aos mutirões o coordenador do NCZ, Márcio Martins, informa que em breve será divulgado o calendário, que está em fase final de elaboração.

Fonte: Secom-SJB