Trabalho, realizado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses, acontecerá nos meses de janeiro e fevereiro

Foto: Elder Amaral

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), braço da Secretaria Municipal de Saúde,  já tem calendário para os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti no verão 2020, em São João da Barra. Inicialmente serão seis e o primeiro no dia 10 de janeiro, na Praia do Açu. A preocupação é porque as chuvas de verão são propícias à reprodução do mosquito.

“É de extrema importância a população receber nossos agentes nas visitas domiciliares. Eles têm um olhar diferenciado para encontrar os focos de mosquitos. Os mutirões, que vão acontecer em janeiro e fevereiro, servem para intensificar as visitas nas áreas com maiores índices de infestação”, diz o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Machado.

A visita aos imóveis visa combater focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya e, também, orientar os moradores. Durante os mutirões, pneus e outros objetos que costumam acumular água também são recolhidos e bueiros tratados com larvicida.

Larvicida – O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) adotou nova estratégia de tratamento de bueiros com larvicida presos em arames para que as águas da chuva não o levem e ele permaneça por mais tempo nos depósitos. A orientação, do órgão, é que os arames nas grades dos bueiros não sejam retirados pela população.

“Seguimos tentando evitar que os mosquitos nasçam de todas as formas. O importante é não deixar o mosquito nascer e evitar a água parada é fundamental”, destaca Marcos Machado.

Cronograma:

10/01 – Açu
17/01 – Atafona e Grussaí
24/01 – Sede e Grussaí (Lagoa)
31/01 – Açu
14/02 – Atafona e Grussaí
20/02 – Sede e Grussaí (Lagoa) – Mutirão Pré-Carnaval

Fonte: Secom – SJB