Organização dos Municípios Produtores de Petróleo se reuniu em Campos. Membros da Ompetro solicitaram reunião com a presidente Dilma Rousseff.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (26), na Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, foi eleito presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). O encontro contou com representantes das prefeituras de Campos, Rio das Ostras, Carapebus, São João da Barra, Casimiro de Abreu e Quissamã e discutiu ainda medidas integradas de enfrentamento à crise do petróleo.
A então presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho, abriu os trabalhos destacando que o momento é de cautela, já que a crise do setor petrolífero atinge os municípios não só com a queda da arrecadação dos royalties, como também nos investimentos realizados pelos governos estadual e federal. “Estamos sendo impactados não apenas em nossa receita municipal, como também na diminuição dos investimentos do estado em obras como de infraestrutura e saúde, consequências da desvalorização do preço do barril do petróleo”, afirmou.
Em seu discurso como novo presidente, Dr. Aluízio destacou a importância do esforço integrado entre os municípios, como o fortalecimento do Núcleo de Desenvolvimento Regional, que será responsável por buscar junto ao Governo Federal medidas que auxiliem a estabilidade econômica e social da região responsável por 80% da produção nacional de petróleo e que abriga uma população de 1,2 milhão de habitantes.
“O momento requer de nós coragem para adotar medidas que consigam minimizar o impacto à população, como corte de salários, revisão de contratos, entre outros, principalmente para garantir aos nossos cidadãos qualidade de vida e o direito ao emprego. Precisamos pensar de maneira regional a fim de garantir a valorização de nossas cidades, tão importantes no contexto nacional por sua contribuição na autossuficiência brasileira na produção de petróleo, conquistada em 2006 e, atualmente, na exploração do pré-sal”, pontuou Dr. Aluízio.
A Ompetro aguarda agora resposta do Governo Federal sobre uma solicitação de encontro com a presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que a reunião aconteça na sexta-feira, dia 6 em Brasília.
Fonte: G1