Foram realizadas obras em 30 áreas de lazer do município

Novas praças já estão disponíveis aos sanjoanenses nas localidades de Chapéu de Sol, Sabonete, Quixaba, Cehab (Atafona) e em uma das rotatórias da Avenida Genecy Mendonça, na Sede. Construídas do zero ou totalmente revitalizadas, elas se somam a outras 25 obras da Prefeitura de São João da Barra em áreas de lazer nos últimos dois anos e meio.

“Transformamos vários espaços da nossa cidade para oferecer mais opções de lazer e bem-estar para todos. Tudo foi projetado com cuidado e amor, pensando sempre nas famílias com espaços acessíveis, proporcionando momentos de diversão para nossas crianças. São vários pontos de encontros para a nossa comunidade e visitantes nos quatro cantos do nosso município”, destacou a prefeita Carla Caputi, que em breve trará mais detalhes sobre outras obras importantes, como a nova orla São Pedro.

Uma das praças, totalmente construída, foi a do entorno da Igreja São João Maria Vianney, em Chapéu de Sol. A primeira área de lazer da localidade já é um sucesso entre os moradores e recebeu, no domingo, 20, um evento pelo Dia Nacional da Juventude (DNJ), reunindo centenas de pessoas.

O local recebeu a pavimentação em intertravado com blocos, que facilitam a drenagem, além de sanitários acessíveis, atendendo às normas de acessibilidade e garantindo conforto para todos os usuários, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.

Foi construído, ainda, um coreto central que funcionará não só como ponto de encontro para eventos culturais e sociais, mas também terá na sua parte debaixo uma cantina. Já o playground garante o entretenimento das crianças enquanto os pais desfrutam do ambiente da praça, que ganhou paisagismo com plantas ornamentais.

“O projeto visou não apenas a valorização da área do entorno da Igreja de São João Maria Vianney, mas também a promoção de um ambiente acolhedor e funcional para a comunidade de Chapéu de Sol e seus visitantes. A praça já se tornou um ponto de encontro, lazer e descanso, integrando-se harmoniosamente ao crescimento da localidade e à demanda crescente por infraestrutura turística”, destacou o secretário de Obras e Serviços, Alexandre Rosa.

A qualidade empregada nas praças construídas do zero é a mesma utilizada para revitalizar outros espaços que já existiam, como aconteceu em Sabonete, no quinto distrito. As intervenções incluíram também a implantação de acessibilidade, pavimentação em intertravado, paisagismo e playground.

Além disso, foi construída uma estrutura de pergolado, com instalação de mesas de jogos em concreto, oferecendo um espaço agradável para a convivência social e atividades recreativas ao ar livre.

Já Quixaba, também no quinto distrito, recebeu uma academia ao ar livre equipada com aparelhos em aço inoxidável 304, que oferecem alta durabilidade e resistência às intempéries, garantindo longevidade e segurança no uso. Para complementar a estrutura, guarda-corpos em alumínio foram instalados. O piso, com material emborrachado, além de proporcionar maior conforto, reduz o risco de lesões. O projeto incluiu a revitalização do entorno com blocos intertravados, paisagismo e a reforma completa do coreto, preservando seu valor cultural.

Também se destacam a reconstrução total da Praça da Cehab em Atafona e a reforma da Praça dos Navegantes, na Sede, que recebeu a recomposição da cerca em eucalipto, recuperação dos gazebos, reforma do pátio de intertravados, pintura geral, implantação de novo playground, recomposição paisagística e acessibilidade.

Outros espaços públicos de cara nova são as praças no entorno da capela do Açu, e da Chatuba, na Sede, além de três áreas de lazer de Grussaí, que ficam na rua Marechal Rondon, na subida da ponte e no Complexo Esportivo Renato Rangel da Mota Júnior.

Neste último, foi feita a construção de novo sanitário para pessoas com mobilidade reduzida (PMR), reforma geral dos banheiros com vestiário, implantação de pergolado com mesa de jogos, implantação do playground, construção de rampa de skate, implantação de base para futura implantação de academia popular, reforma de todo o alambrado em torno do campo de futebol e instalação de dois containers de vestiário e construção de dois gazebos com churrasqueira. O espaço passou a contar com bancos, pintura geral e postes de iluminação decorativa, além de paisagismo.

Na Praça da Chatuba, também foi feita a construção de novo sanitário PMR, reforma geral dos banheiros com vestiário, reformas dos gazebos de jogos e do playground com grama sintética, além da recomposição paisagística, pintura geral da quadra e da praça, que ganhou bancos.

Em outro ponto de São João da Barra, na Avenida Genecy Mendonça, a população passou a contar com um novo espaço, o Jardim da Oração, mas que também já é chamado por alguns de “Praça da Fé”. O espaço ganhou um monumento em formato de cruz, pisos de intertravados, bancos para receber dezenas de visitantes, iluminação de LED e paisagismo.

E tem mais intervenções em praças da Sede, como acontece com a reforma geral da Praça Nova São João da Barra com mudança de layout para implantação de campo de grama sintética de mini gol, playground, quiosque modelo, mesa de futmesa, pergolado com mesas de jogos, iluminação decorativa em LED e acessibilidade.

Também serão entregues em breve mais duas áreas de lazer no município. Uma delas é a nova praça no loteamento Nova Cajueiro, que terá pavimentação em intertravado, paisagismo, playground, estacionamentos, pergolado de madeira com mesas para jogos e iluminação de LED.

Em Mato Escuro, no quinto distrito, a Prefeitura vai concluir mais uma área de lazer com quiosques ao lado do campo de de futebol, que já recebeu também no seu entorno a urbanização geral com a construção de vestiários, sanitários, alambrados, nova iluminação em LED, postes decorativos, bancos, lixeiras, pintura geral, acessibilidade, paisagismo, estacionamentos para veículos e dois gazebos.

São destaques, ainda, as praças do Açu e Água Preta, que foram entregues aos moradores e visitantes em junho deste ano, além da orla do Recanto das Pedras, também no Açu, com uma das maiores passarelas de acessibilidade do país.

Fonte: Secom