A Câmara Municipal de São João da Barra vai realizar, na próxima quarta-feira (1°), às 17h30, a sessão solene de posse dos 13 vereadores eleitos nas eleições municipais deste ano, da prefeita reeleita Carla Caputi e de seu futuro vice, Chico da Quixaba. A cerimônia acontecerá no plenário do Palácio Legislativo Vereador Franquis Arêas, sob a presidência do vereador mais votado pelo povo, Junior Monteiro.
Conforme consta no Regimento Interno da Casa, Junior vai abrir a sessão e dar posse aos vereadores, Alan de Grussaí, Carlos Machado da Silva (Kaká), Julinho Peixoto, Sônia Pereira, Elisio Rodrigues, Analiel Vianna, Léo de Lolô, Rommenik Araújo Ribeiro, Joice Pedra, Rodrigo Machado, Eziel Pedro da Silva e Caio César. Em seguida, Junior Monteiro dará posse à prefeita e ao vice-prefeito do município. Todos terão um breve momento para fazer uso da palavra. Encerrada esta etapa, será dado um intervalo de quinze minutos e, logo após, terá início a sessão para a votação dos membros da nova Mesa Diretora da Casa (biênio 2025-2026).
A Mesa Diretora é o órgão diretor de todos os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara. Ela é formada pelo presidente, pelo vice-presidente e pelo primeiro e segundo secretários. O colegiado tem inúmeras atribuições, dentre elas: propor projetos que criem ou extingam cargos, empregos e funções dos serviços da Câmara e que fixem as respectivas remunerações; apresentar projetos de lei dispondo sobre abertura de crédito; declarar a perda do mandato do Vereador; deliberar sobre a realização de sessões solenes fora da sede; representar sobre a inconstitucionalidade de lei ou ato municipal; representar, em nome da Câmara, junto aos poderes da União, do Estado e do Distrito Federal; proceder à redação final das resoluções e decretos legislativos.