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Foto: Divulgação

A Prumo realizou ontem (20), no Porto do Açu, um encontro com representantes da comunidade para discutir a segurança marítima no entorno do empreendimento. Participaram do encontro os presidentes das Colônias de Pescadores Z02 (Atafona), Z01 (São Francisco de Itabapoana) e Z19 (Farol de São Tomé), representantes da Marinha e de secretarias de Pesca de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, além de donos de embarcações pesqueiras.

Entre os temas que foram discutidos estão a legalização das embarcações e regularização do fluxo de navegação, já levando em conta a fase atual de operação do Porto do Açu. No total, cerca de 50 pessoas participaram da reunião.

“A partir deste encontro, que foi o primeiro de muitos que estão previstos, conseguimos abordar temas relevantes para a segurança marítima. Nosso principal objetivo é promover o entendimento e a harmonização dos interesses que são compartilhados no mesmo território marítimo”, disse Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo.

Para Diviane Santos das Chagas Barreto, presidente da Colônia de Pesca Z-01, de São Francisco de Itabapoana, o encontro foi essencial. “Acho muito importante que os pescadores participem de reuniões com o empreendimento para que haja uma comunicação melhor entre as partes. A participação da Marinha do Brasil no encontro foi fundamental para orientar melhor os pescadores sobre segurança marítima e legalização das embarcações”, disse Diviane.

Após a reunião, os participantes visitaram as obras dos Terminais 1 e 2 do Porto do Açu e o Centro de Controle e Operação de Tráfego Marítimo (CCOTM), onde puderem conhecer todos os equipamentos utilizados para o controle da operação do porto.

Porto do Açu

Com 17 km de píeres, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).

O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o T1 já recebeu 13 navios. O terminal pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, e está se preparando para receber navios maiores do tipo Very Large Crude Carrier – VLCC.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. O T2 irá movimentar carga de projetos, contêineres, rochas, bauxita, grãos agrícolas, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo. O terminal também abriga uma área dedicada à indústria de suporte às operações de E&P de óleo e gás.

Fonte: Ascom – Prumo