Equipamentos estão sendo utilizados, em comissionamento, no terceiro carregamento de bauxita no terminal

guindaste

Foto: Divulgação

O Porto do Açu concluiu neste mês a montagem de dois guindastes MHCs para o Terminal Multicargas (T-MULT). Inicialmente, os guindastes estão em fase de comissionamento movimentando bauxita, mas poderão ser utilizados para todo tipo de carga e operação. A montagem levou cerca de um mês. Fabricados na Alemanha pela empresa Terex/Gottwald, os guindastes foram adquiridos pela Prumo no final do ano passado. O investimento total foi de R$ 26 milhões.

Os equipamentos estão sendo utilizados no 3º carregamento de bauxita no terminal, que foi iniciado ontem. Nesta fase, estão sendo verificados os processos e realizados os ajustes necessários no software do equipamento junto a fábrica na Alemanha.

Os guindastes são utilizados para elevação e movimentação de cargas dos navios e pátios de armazenagem por meio de uso de caçambas próprias para movimentação de granel sólido. Também podem operar para carga geral e contêineres e possuem gancho para movimentação de carga de projeto com condição de ser rotacionado para maior flexibilidade nas operações.

Os guindastes pesam, juntos, cerca de 800 toneladas e possuem um alcance de lança de 46 metros cada. A capacidade de içamento de carga do guindaste é de até 100 toneladas. Com a utilização dos guindastes, a capacidade de movimentação de carga entre o pátio de estocagem do T-MULT e o navio será ampliada em, no mínimo, 30%.

Sobre o T-MULT

Com 2 berços instalados em 500 metros de cais, o T-MULT tem capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Com 14,5 metros de profundidade, o terminal pode receber navios Panamax.

O parque de equipamentos do terminal contará com 2 guindastes MHC, 2 empilhadeiras de pátio, 2 moegas com capacidade nominal de 360 toneladas por hora cada e 2 balanças rodoviárias.

O Porto do Açu possui contrato com a Votorantim Metais, que prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque. No total, o T-MULT deve movimentar 2 milhões de toneladas de bauxita por ano.

Com possibilidade de expansão para 1.200 metros de cais, o T-MULT também irá operar carvão, clinquer, fertilizantes, rochas ornamentais, contêineres e veículos, além de contar com acesso ferroviário no futuro.

 Fonte: Ascom – Prumo