O projeto Reconstruindo Sorrisos foi iniciado nesta quarta-feira, 1º de novembro, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Sede. O objetivo é ofertar para o sanjoanense serviços gratuitos de ortodontia fixa e de prótese dentária total superior e inferior, parcial removível e a grampo (roach). A iniciativa, pioneira na cidade, está inserida no Programa Municipal de Odontologia, e foi anunciada pela prefeita Carla caputi.
“A intenção ao implantar esse projeto de reabilitação oral é melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando bem-estar e aumentando a autoestima. Além do fator estético com a substituição dos dentes ausentes, esse projeto vai auxiliar na função mastigatória e, consequentemente, proporcionar mais conforto na hora de se alimentar. Dessa forma estaremos reconstruindo sorrisos e transformando histórias de vida”, declarou a prefeita.
A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, informou que o acesso aos serviços será por meio de encaminhamento dos dentistas da rede municipal. “O interessado deve agendar consulta na unidade de saúde mais próxima de sua casa, que tenha uma sala de odontologia, para avaliação de necessidade e dos critérios estabelecidos, tendo em vista que o paciente tem que estar com a saúde bucal em dia para que seu nome seja inserido na fila de regulação. O atendimento será de maneira itinerante, nas localidades”, detalhou Arleny.
Os aparelhos ortodônticos serão disponibilizados para jovens de 12 a 18 anos, por estarem numa fase ideal para fazer o procedimento, mas posteriormente todos terão acesso ao serviço. Já a prótese dentária de imediato será ofertada para pacientes de todas as idades, que passarão por uma avaliação na unidade de saúde de seu bairro e depois farão o tratamento na ESF da sede.
Nos casos em que o paciente necessitar de tratamento ortodôntico, na primeira consulta com o dentista especialista em ortodontia será solicitado a realização de alguns exames, chamados de documentação ortodôntica (radiografia panorâmica e fotos extra e intra orais), que também serão custeados pelo município, via convênio com uma clínica particular.
– A ortodontia atua no alinhamento dos dentes que, quando desalinhados, não possuem problemas apenas estéticos, mas estomacais, mastigatórios, de fala, dores de cabeça e nos dentes, sensibilidade e bullying. Já a prótese total removível, por exemplo, é indicada para pacientes que perderam todos os dentes e a prótese parcial removível para aqueles que ainda contam com dentes na arcada dentária – explicou a coordenadora do Programa Municipal de Odontologia, Janaína Naked.
Fonte: Secom