Foto: Arquivo Prumo

Foto: Arquivo Prumo

Uma equipe da Polícia Federal, acompanhada de agentes do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Rodoviária Federal, realizou uma inspeção, na manhã desta quarta-feira, 4, no Porto do Açu, em São João da Barra.

O motivo da ação seria fiscalizar o destino dado a água que chega pelo mineroduto, vinda do Rio do Peixe, que fica no município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, local onde o mineroduto tem origem.

O MPF quer saber se a água está sendo tratada ou se ela está sendo descartada.

O mineroduto, que começou a funcionar em dezembro de 2014, tem 529 km, saindo de Conceição e cortando 32 municípios, até chegar a São João da Barra. O duto leva minério de ferro, junto com a água do Rio do Peixe.

Na época da construção, até o início da utilização do duto, alguns estudos apontavam que a obra poderia trazer danos ambientais, porém, o Ibama desconsiderou os relatórios do Ministério Público e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e liberou a construção.

Ainda na construção, chegou a ser noticiado que seriam necessários 2,5 milhões de litros de água por hora para condução do minério.

Fonte: Ururau