A plataforma “ODN TAY IV” chegou na manhã de ontem, 03, ao terminal 2 (T2) do Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra. Ela foi aportada junto ao T-Mult na entrada do canal.
A sonda que é a primeira a atracar no empreendimento, e representa o início de um novo negócio, ficará no cais da Prumo no Terminal 2, realizando serviços de manutenção e de apoio de rotina. O terminal, que conta com até 14,5 metros de profundidade, possui capacidade para atracação de sondas de perfuração sem a remoção dos thrusters, o que possibilita uma atracação segura, eficiente e econômica.
Segundo informações do blog de Roberto Moraes, trata-se da sonda de perfuração ODN TAY IV contratada pela Odebrecht Óleo e Gás. Em setembro passado, a Petrobras informou ter rescindido contrato de afretamento da unidade de sondas ODN TAY IV que prestava serviços para a Odebrecht. Na ocasião a estatal disse que a rescisão foi feita com base no contrato. A sonda foi convertida em 1999 no estaleiro Keppel Fells da Singapura. Ela tem 835 m².
O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. A Technip, NOV e Wartsila já estão operando suas unidades no T2. O Terminal Multicargas (T-MULT) iniciou sua operação em julho com a movimentação de bauxita para a Votorantim. A Edison Chouest Offshore (ECO), que está construindo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo, já assinou contrato com a Petrobras para a operação de 6 berços no seu terminal. Além disso, a BP e a Prumo criaram uma joint venture (formada 50% por cada empresa) para a comercialização de combustível marítimo aos navios que trafegam no porto.
Dados
Name……………………… ODN TAY IV
Year Converted………… 1999
Operational Startup…… 2012
Builder…………………….. Keppel Fels (Singapore)
Contract Term………….. 2019
Rig Type………………….. Friede & Goldman L-767C Enhanced Pacesetter ultradeepwater semi-submersible drilling rig
Flag………………………… Marshall Islands
Customer…………………. Petrobras
Classification…………….. 1A1 Column Stabilized Drilling Unit HELDK E0 DYNPOSAUTR, DP-2, DNV
Petrobras cancela aluguel de sonda com Odebrecht Óleo e Gás
Dentro de seu programa de reduzir os gastos ao máximo, desmobilizando todos equipamentos que forem possíveis, a Petrobras rescindiu com a Odebrecht Óleo e Gás um contrato de afretamento da sonda de perfuração ODN Tay IV, que só venceria em 2019.
A Odebrecht Óleo e Gás confirmou ter recebido uma Notificação de Rescisão Contratual da Petrobras, referente aos contratos de afretamento e operação da unidade de perfuração offshore ODN Tay IV. A companhia informou que está analisando os termos para decidir seu posicionamento.
Leia também: Navio da Grécia atraca no Porto de Açu
Dois navios atracam simultaneamente no Porto do Açu
Navio Sagittarius atraca no Porto do Açu
Porto do Açu recebe navio da Filipinas
Navio “TANGO” atraca no Porto do Açu
Navio da Grécia atraca no Porto de Açu
Mais um navio atraca no Porto do Açu
Navio Frontier Queen atraca no Porto do Açu
Vigésimo nono navio atraca no Porto do Açu
Segundo navio da Grécia atraca no Porto do Açu