55f020ccf6787f598e3eca8d4249093b_390x293

Foto: Folha da Manhã

Um pinguin com um corte nas costas foi encontrado na manhã desta quinta-feira (6) por banhistas que passeavam pelo calçadão da Praia Campista em Macaé, no interior do Rio. A Guarda Ambiental foi acionada e o levou para a sede do órgão, onde ele terá o acompanhamento de um biólogo. Outros três pinguins mortos também foram encontrados na Praia da Pedrinha.

Os agentes da Guarda Ambiental acreditam que o pinguim tenha passado por baixo de alguma embarcação, encostando na hélice. Segundo Eduardo Pimenta, biólogo consultor do G1, o aparecimento da espécie nessa época do ano é comum. Eles vêm da Patagônia por meio das correntes marítimas através das frentes frias do Sul do país.

“Os animais encontrados debilitados devem ser encaminhados para órgãos ambientais”, disse o especialista. Já a recomendação no caso de pinguins encontrados em boas condições físicas é a de manter distância na água, permitindo que ele retorne para o alto mar.

Não é recomendado o contato físico desses animais com humanos por conta de riscos de contaminações de pele, além de possíveis prejuízos à saúde do animal, que pode ficar estressado, conforme esclaresse Pimenta.

Fonte: G1

Leia também: Pinguim aparece morto no Pontal de Atafona

Pinguim encontrado vivo em São Francisco do Itabapoana