A segunda etapa do Programa de Orientação ao Jovem Aprendiz, realizada em parceria entre a empresa Microlins e a Prefeitura de São João da Barra – de junho a agosto – certificou 40 sanjoanenses na faixa de idade de 14 e 24 anos, nesta quarta-feira, 23, em cerimônia no Auditório Municipal. Na primeira etapa, que aconteceu de abril a junho, 160 jovens foram certificados. O programa está na segunda edição e na primeira, em 2022, foram 450 jovens formados.
O programa é desenvolvido por meio de um workshop intensivo com duração de 10 horas, que aconteceu de maneira itinerante na Subprefeitura de Sabonete, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barcelos e na sede da Microlins. O objetivo é preparar os jovens para entrevista do processo seletivo do Jovem Aprendiz e, consequentemente, para o mercado de trabalho.
A coordenadora pedagógica da empresa Microlins, Rendrika Bragança, explicou que a intenção foi instruir os jovens sobre temas relacionados à comunicação assertiva. “Oferecemos uma análise curricular individual para elaboração de currículo e ensinamos como se posicionar, dicas de entrevista e a importância de aliar o talento à atividade profissional. Tudo isso para que o jovem possa ingressar de uma maneira mais fácil no mundo do trabalho”, disse.
O coordenador de Juventude e Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Diogo Pessanha, relatou que o programa demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento e o crescimento dos jovens sanjoanenses. “Durante essa capacitação os jovens se dedicaram a aprimorar suas habilidades, adquirir conhecimentos e trilhar o caminho do aprendizado e da formação profissional. Eles representam a força e o potencial de nossa juventude, e estamos aqui para reconhecer e celebrar suas conquistas”.
Maria Eduarda Gimendez, 20 anos, residente no Centro, foi uma das certificadas. “Este programa foi fundamental na preparação para participar do processo seletivo do Jovem Aprendiz da Empresa Porto do Açu. Estou me sentindo realizada e feliz, ontem recebi a notícia de que fui aprovada e já estou contratada para o período de um ano e meio. A meta agora é dar continuidade ao curso superior de Gestão de Recursos Humanos para, quem sabe, conseguir uma vaga de estágio dentro do Complexo Portuário do Açu – comentou Eduarda.
A solenidade de entrega dos certificados integrou a programação do Mês da Juventude, que acontece em São João da Barra com uma série de atividades eventos de 5 a 28 de agosto.
Fonte: Secom