Objetivo é atualizar o conhecimento e promover reflexão sobre prática profissional e organização dos serviços
Representantes da Ouvidoria e Auditoria da Saúde de São João da Barra participam, desde a última segunda-feira, 22, do Curso Nacional de Qualificação de Auditores e Ouvidores. O evento, que acontece na cidade do Rio de Janeiro, com encerramento nesta sexta-feira, 26, tem como principal objetivo atualizar o conhecimento dos auditores e ouvidores – nos temas Estado, sociedade, saúde e cidadania – e promover uma reflexão sobre a prática profissional e organização dos serviços. Durante a capacitação, foi iniciada uma carta aberta com os interesses dos dois segmentos, que será encaminhada à 15ª Conferência Nacional de Saúde, em dezembro.
A iniciativa é uma parceria entre a Rede Brasileira de Escolas em Saúde Pública (RedEscola), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o DenaSUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).
De acordo com a ouvidora da Saúde de São João da Barra, Lilian Fernandes, a integração da ouvidoria e da auditoria é necessária para a consolidação e padronização dos serviços oferecidos pelo SUS.
– A metodologia do curso e as trocas de experiências foram primordiais para refletirmos a necessidade do fortalecimento destas áreas estratégicas para o avanço do Sistema Único de Saúde – ressaltou.
Segundo a auditora da saúde, Deise Ferreira, diante das experiências expostas por todos os municípios presentes, São João da Barra já avançou nestes segmentos.
– Nosso município avançou, consideravelmente, na interação e utilização das ferramentas auditoria/ouvidoria em busca de melhorias na qualidade da assistência aos usuários da rede pública de saúde – disse.
Fonte: Secom – SJB