0001

Foto: Divulgação

A Paróquia de São João Batista em São João da Barra, através do Pároco Marcos Paulo Pinalli da Costa, se reuniu e está em busca de apoio para construção de mais uma igreja na cidade.

De acordo com o Padre, o orgulho de ser uma região cuja história nasceu em torno da fé católica é de grande importância para os fieis.

– Fazemos parte das seis paróquias mais antigas que compõem a Diocese de Campos, sendo antecedida em ano de criação por Santo Antônio de Pádua em Pádua-RJ(1842) e sucedida pela de Nossa Senhora da Natividade em Natividade-RJ (1853). Enquanto paróquia erigida em 1852, completamos no dia 24 de junho deste ano 163 anos -, disse Marcos Pinalli.

Respondendo às necessidades de acompanhar o crescimento do município, a comunidade católica precisa adquirir uma área com aproximadamente 1.200 m² para que possam se reunir com discípulos-missionários, além de ouvir o anúncio da Palavra de Deus, a salvação das almas, a defesa da família, da vida e dos valores cristãos.

– Temos registro da Festa de São José datado de 19 de março de 1892 com missas na Matriz. No entanto, pensando nos que estão empregados e no elevado número de pessoas desempregadas, optamos por dedicar a nova Igreja a São José Operário, cuja solenidade se celebra todo dia 1º de maio, dia do trabalhador -, ressaltou.

Pinalli destaca ainda que inovando na sua arquitetura, o profissional Victor Aquino assina e projeta um templo moderno com capacidade para acolher cerca de 400 pessoas sentadas. Não só uma Igreja, mas anexo a ela o prédio onde funcionará o centro pastoral paroquial com inúmeras salas, secretaria, administração, livraria e a casa paroquial no bairro Água Santa.

– Mais uma Igreja? Sim! Um projeto ousado? Sim! Em tempo de crise econômica, propor a aquisição de uma área para a construção de uma Igreja deste porte não é uma loucura, mas um ato de fé.  Esta obra não é nossa; e nela somos apenas operários do Criador, como São José Operário, o seu padroeiro -, afirmou.

Pinalli afirma que quando cada um de nós nos unirmos a outros irmãos, certamente, Aquele que nos criou nos recompensará.

– Quando o Rei Davi transmitiu ao seu filho Salomão a responsabilidade de construir o seu Templo, disse-lhe: “Sê forte e, corajosamente, mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”  Este estímulo serve para nós. Eis o Projeto Valei-me São José! Participe conosco, seja um benfeitor! -, concluiu.

 

Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa é Pároco da Paróquia São João Batista em São João da Barra, Assistente Eclesiástico para as Irmandades e Novas Comunidades, membro do Conselho Presbiteral e Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Campos RJ.