Possibilitar aos alunos de escolas públicas de São João da Barra, a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com exercício de mandato. Este é o objetivo de projeto “Parlamento Jovem Municipal”, que vai acontecer no próximo dia 26, às 15h, no plenário da Casa.

A seleção dos nove estudantes que participarão do projeto está sendo feita pela Secretaria Municipal de Educação. “Este evento é muito interessante e sempre foi um sucesso aqui na Casa, pois tem o objetivo de exercitar o verdadeiro sentido de cidadania e democracia e contribuir para a formação dos cidadãos. E é também, para nós vereadores, uma troca de experiência porque aprendemos muito com os jovens”, destacou o presidente da Casa, Elisio Rodrigues.

Foto: Parahybano

Como funciona – Durante o projeto, os jovens apresentam demandas de seu bairro, rua e/ou município como um todo. Tudo isso por meio de requerimentos e indicações, como é feito em dia de sessão – inclusive, com tempo para discutir as matérias. Antes de iniciar os trabalhos, há a eleição da Mesa Diretora. Nas edições anteriores, várias dessas demandas foram aproveitadas pelos parlamentares, nas sessões ordinárias.

O Parlamento Jovem Municipal foi criado em 2013, por meio da resolução nº 143, de autoria dos ex-vereadores Alex Firme e Aluizio Siqueira. No entanto, a primeira edição do projeto ocorreu em 2015, no dia 12 de novembro.