Assista aos vídeos (AQUI)

A Prefeitura de São João da Barra removeu nesta sexta-feira, 27, uma das 20 palmeiras imperiais – Roystonea oleracea – da Rua Barão de Barcelos, em frente à Rodoviária Dr. Fernando Hélio Pinheiro. A operação contou com cerca de 30 homens e durou pouco mais de quatro horas. O local estava interditado desde o dia 25 devido ao risco de queda.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro, a operação de corte e remoção da palmeira, com cerca de 40 metros, foi complexa por se tratar de uma área urbana. “Seguimos todos os protocolos de segurança para fazer a remoção da palmeira sem ofertar nenhum perigo para a população”, explicou.

Foto: Paulo Pinheiro

A palmeira ficou inclinada e tinha risco de queda por conta do vento forte na cidade. Após a inspeção do local a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos constataram a necessidade de retirada e a área foi interditada.

A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e também com a atuação da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. Um caminhão com guindaste de 40 metros foi usado para fazer o corte da palmeira. Os troncos da árvore centenária foram levados para o Balneário de Atafona.

Foto: Paulo Pinheiro

As árvores foram plantadas em 1847, em homenagem à primeira visita do imperador D. Pedro II a São João da Barra. No total, 21 palmeiras imperiais foram plantadas em São João da Barra, número em alusão à idade do imperador na ocasião. Com o passar dos anos, algumas já foram substituídas devido à ação do tempo.

Remoção do telhado – Também foi feita a retirada do telhado do Ginásio Poliesportivo Arlindo Aquino, que apresentava risco de se soltar devido aos ventos fortes.

Foto: Defesa Civil