Ação educativa desta segunda-feira integra a Campanha Setembro Amarelo

O Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra promoveu palestra com o tema: “A ilusão da solução rápida: benefícios e perigos dos medicamentos”, nesta segunda-feira, 9, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio Carlos Novas, localizado na Rua Heloisa de Souza Machado, nº 15, no Bairro da Chatuba, na sede do município. A iniciativa é uma ação educativa da campanha Setembro Amarelo.

“Para obtenção do sucesso terapêutico, o medicamento deve ser apropriado para cada paciente, nas doses e momentos recomendados. A dica é nunca se automedicar e seguir sempre a prescrição médica, pois o uso abusivo e indiscriminado de medicamentos pode trazer sérias consequências à saúde. Em caso de efeitos indesejados, procurar orientação médica e farmacêutica”, ressaltou a farmacêutica responsável técnica do município, Marcele Pacheco.

Houve, também, dinâmica para reforçar o lema de 2024 da Campanha Setembro Amarelo: “Se precisar, peça ajuda!”, visando reforçar a importância de quebrar o silêncio em torno do tema, incentivando o diálogo e a busca por ajuda em momentos de crise. O evento contou com a presença da palestrante e farmacêutica Suelen Werneck e da coordenadora do Caps, Samara Soares Rodrigues, juntamente com a equipe técnica multidisciplinar e demais funcionários do Caps.

Dando continuidade à programação da Campanha Setembro Amarelo, no próximo dia 19, das 9h às 11h, nas imediações da Praça São João Batista, Centro, acontecerá ação educativa de conscientização e orientação sobre prevenção ao suicídio. Haverá, também, divulgação da rede de atendimento de saúde mental com psicólogo e psiquiatra disponível no Ambulatório de Saúde Mental e Caps, ambos na sede do município, e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próximas da residência do paciente.