É uma felicidade saber que uma mulher chegou aos 99 anos, mas já imaginou a emoção de ultrapassar os 100 anos sorrindo? Apresentamos, Olga D’Annunciação Passos Peixoto, de 101 anos, nascida no dia 25 de março de 1919, em Campos dos Goytacazes, com seis filhos (Maria Elisa, Luiz Cláudio, Paulo Roberto, Pedro Fernando, Ricardo e Rosângela, 15 netos e um bisneto), Guilherme. Há 20 anos, Olga perdeu seu marido e veio morar em Atafona com sua filha, a professora de música Rosângela Peixoto de Castro.
O sobrenome D’Annunciação foi colocado pelo motivo de Olga nascer no dia da Anunciação de Nossa Senhora. A nossa Mãe Destaque é uma mulher muito religiosa e sempre frequenta o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Penha, em Atafona. Sempre muito bem apresentada, Olga ultrapassou os 100 anos com muita simpatia e carisma.
Olga é filha de Pedro Ferreira Passos com Eulina Ferreira Passos e neta de Manoel Ferreira Machado que nascido em 16 de abril de 1867 na cidade de São João da Barra, era filho de José Ferreira Real, português da ilha dos Açores e a sanjoanense Maria Francisca da Conceição. Olga tinha 12 irmãos, onde a família é considerada de vida longa, como por exemplo seu irmão, Arnaldo Passos, morador de Saquarema, ainda vivo com 95 anos.
Olga veio de uma família com grande história, inclusive de Manoel Ferreira Machado que doou um terreno onde hoje está instalado o maior hospital de Campos, o Hospital Ferreira Machado, erguido no lugar onde existiu o Hospital dos Tuberculosos ou Isolamento, leva o nome do seu avô em homenagem aos seus feitos aos mais necessitados. Atualmente, o hospital atende diversos pacientes de São João da Barra.
Durante os 20 anos que está em São João da Barra, Olga fazia crochê para um bazar em Atafona para ajudar crianças recém-nascidas de mães carentes do município.
Paciência, é a principal qualidade de dona Olga, segundo sua filha Rosângela, que disse ter uma mãe muito calma, onde acredita-se que este é o segredo para conquistar mais anos saudáveis.
Olga vive normalmente dentro de casa. Tem horário para dormir e acordar, pegar sol, assiste televisão, almoço, lanche da tarde, além de não perder a hora de rezar o terço.
– É uma criança, pois tem todos os cuidados dentro de casa. É preciso ter todo cuidado para com nossa mãe -, destacou Rosângela.
Comemoração 100 anos em 2019
O dia 25 de março de 2019 foi marcado pelos 100 anos da senhora Olga. Houve missa celebrada pelo Padre Marcos Pinalli, no Santuário de Nossa Senhora da Penha e cantada por Nelinho Figueiredo e sua banda. Após, a festa aconteceu no salão Espaço dos Sonhos, também em Atafona.
Para Rosângela, foi um dia inesquecível.
– Difícil até de falar, pois foi um dia muito emocionante, onde toda família estava reunida. Foi um momento que ficará guardado em nossos corações -, relatou.
Covid-19
Neste ano, uma grande preocupação ronda os idosos, principalmente com dona Olga. A sua filha, Rosângela, disse que neste momento é de aumentar todos os cuidados necessários.
– Estamos com quatro técnicas de enfermagem, onde todas tem um cuidado especial para com minha mãe. Hoje, a nossa homenageada não tem noção, pela idade, do que o mundo está passando -, destacou.