Foto: Vnotícia

Fragmentos de óleo foram encontrados também na manhã deste sábado, 23, pela secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, na Praia de Santa Clara. A Marinha do Brasil e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram ao local e fizeram a coleta de algumas amostras dos fragmentos para serem analisadas.

O site Vnotícia informou que a chefe do setor de fiscalização da Secretaria, Juliana Alves, disse que o órgão já vinha intensificando o monitoramento do litoral sanfranciscano durante toda a semana, mas não havia encontrado vestígios.

“Com a localização de fragmentos na manhã deste sábado em São João da Barra e com a informação de que uma banhista pisou em um fragmento de óleo em Santa Clara e teve muita dificuldade para remover essa mancha do pé, nós percorremos o litoral de Santa Clara e localizamos as manchas”, disse Juliana.

MP avalia interdição da praia de Grussaí onde óleo foi encontrado

Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV

O Ministério Público do Rio de Janeiro informou que avalia a necessidade de interdição da Praia de Grussaí, em São João da Barra, no litoral norte fluminense, onde foram detectados fragmentos de óleo. Segundo o MP, que instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o avanço da mancha, a medida visa proteger banhistas e a população local do risco de contaminação.

A necessidade de interdição será avaliada pela 2ª Promotoria de Justiça de São João da Barra, junto à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e à Defesa Civil.

Em nota divulgada hoje (23), o Grupo de Acompanhamento e Avaliação do desastre, formado pela Marinha do Brasil e Agência Nacional de Petróleo e IBAMA, confirmou que, na sexta-feira, cerca de 300 gramas de pequenos fragmentos de óleo foram removidos da Praia de Grussaí.