0d8cf45c6b421556d826ddef17720295_390x293

Foto: Valmir Oliveira

Após o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informar que a projeto inicial da “Ponte da Integração”, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana), passou por pequenos ajustes técnicos, o órgão declarou, através de nota, que o trabalho se encontra em fase de topografia e sondagem. “O início dos trabalhos teve de ser adiado por alguns dias. Não há nenhuma parada prevista no cronograma da obra. O órgão espera concluir os serviços dentro de 12 meses”, disse a assessoria do DER-RJ. A equipe de reportagem esteve no local das obras e verificou que o canteiro de obras foi transferido do trevo de acesso ao Superporto do Açu para Caetá.

Há pouco mais de um mês, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, anunciou o início da obra em SJB, em visita à região. Na semana passada, a equipe de reportagem da Folha esteve no local e constatou que as intervenções estavam paradas e não havia nenhum funcionário da empresa vencedora da licitação para realizar a obra, na área. A assessoria do DER-RJ tinha informado, na época, que os trabalhos voltariam em dez dias. Ontem, após nova visita da reportagem, o canteiro de obras estava sendo transferido para outro local e ainda não havia funcionários trabalhando efetivamente na obra. A promessa do DER-RJ é que as intervenções sejam iniciadas dentro de alguns dias, sem especificar o dia certo.

Projeto – A obra, orçada em R$ 137,2 milhões, vai encurtar o caminho entre os dois municípios em aproximadamente 100 quilômetros, e terá 1.300 metros de extensão, 16,2 metros de largura, sendo divididos em 7,20 metros de vias de acessos, 5 metros de acostamento e 4 metros para acessibilidade de pedestre. O projeto atual substitui o original, que teve início em 1981, mas foi paralisado em 1985. Moradores esperam a conclusão das obras há mais de 30 anos.

Fonte: Fmanha