Dez mulheres foram agraciadas com o Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália
– Depois de tanta manifestação de carinho fica difícil conter a emoção. Estou feliz e honrada em receber esta significativa homenagem em que a Câmara se veste de gala para homenagear essas mulheres batalhadoras que conseguem conciliar a vida familiar e profissional – destacou dona Dircélia.
Ao abrir a solenidade, o presidente da Casa, Aluizio Siqueira, destacou a importância do evento, instituído em sua gestão há três anos. “Esse diploma tem por objetivo homenagear pessoas que se destacam na nossa comunidade e que muito produzem para este município”, disse Aluizio, lembrando que o nome de Dircélia foi escolhido por unanimidade por ela ser “uma pessoa bastante querida e amada por toda São João da Barra”.
Durante a cerimônia, a historiador Fernando Lobato contou alguns fatos sobre a vida da sanjoanense Narcisa Amália, como a sua família, sua mudança para o município de Resende, seus dois casamentos, além da intensa vida literária da primeira jornalista profissional no Brasil.
Ao final, foi servido coquetel ao som de MPB com o cantor Guigui. A sessão solene foi transmitida em tempo real pelo site da Câmara e teve mais de mil acessos. Os vereadores fizeram ainda uma homenagem à funcionária Efigênia da Silva Germano, representando as servidoras da Casa. Ao final, o ex-vereador Marilton Pinheiro fez uso da palavra para homenagear as mulheres.
Homenageadas – Cada vereador indicou uma homenageada, nesta ordem: Alcéa Beyruth (Alex), Elza da Silva Amaral (Aluizio), Maria Eni Cajueiro (Kaká), Prisca de Almeida Cardozo (Elísio), Zeny Petronilha (Eziel), Tereza Maria Andrade (Franquis), Getúlia Rodrigues (Jonas), Maria Cláudia Matoso (Ronaldo) e Odinéia Pereira Rangel (Soninha).
Fonte: Ascom-Câmara