Hoje é um dia muito importante para todos os brasileiros: o Dia da Consciência Negra. E a data não passará em branco na Câmara de São João da Barra. O Legislativo vai promover, no próximo dia 25, a partir das 17h, a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares. A cerimônia, que vai homenagear representantes de cada distrito, acontecerá no plenário da Casa.
O Prêmio Zumbi dos Palmares visa homenagear, anualmente, pessoas de descendência negra que tenham se destacado no cenário municipal por ações resultantes em benefício da comunidade sanjoanense e/ou atuado na defesa, conscientização e preservação da cultura negra.A honraria foi instituída por meio da resolução nº 398/2019, de autoria de todos os vereadores à época. A primeira edição teve como homenageada principal, a servidora pública Cristiane Monteiro Riscado. Em 2020, em razão da pandemia da Covid-19, o evento não foi realizado.
Quem foi – Nascido em 1655, no estado de Alagoas, Zumbi dos Palmares tornou-se um ícone da resistência negra à escravidão, liderando o Quilombo dos Palmares. Embora tenha nascido livre, foi capturado aos sete anos de idade e entregue a um padre católico, do qual recebeu o batismo e foi nomeado Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica e ajudava nas celebrações de missas. Porém, aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pelo qual lutou até a morte, no dia 20 de novembro de 1695.