Foto: Luciano Chambinho - Parahybao

Foto: Luciano Chambinho – Parahybano

As chuvas que caíram nas regiões Norte e Noroeste Fluminense no último final de semana elevaram o nível do rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, a 6,05 metros. Foram 1,25 metros acima da última cheia registrada no dia 11 de dezembro do ano passado, que chegou a marca de 4,80 metros.

Segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, as represas de Funil (Itatiaia), Santa Cecília (Resende) e Ilha dos Pombos (Barra do Pirai), na região Sul Fluminense, estão contendo o volume de água do rio Paraíba, para evitar alagamentos nos municípios que ficam localizados depois das represas.

A Defesa Civil de São João da Barra está em contato constante com o Comitê da Bacia do Baixo Paraíba do Sul, defesas civis do Norte e Noroeste Fluminense e dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, para acompanhar a elevação do volume de água do rio. Adriano explica ainda que as informações que chegam dos municípios, que são banhados pelo rio Paraíba e seus afluentes, são muito importantes, e permitem um trabalho preventivo, minimizando os danos caso haja alagamentos. Ainda segundo Adriano, não há riscos de alagamentos em São João da Barra, apesar da chuva permanecer por mais alguns dias, a tendencia é que a partir de amanhã, 19, o nível do rio comece a baixar em São João da Barra.

Foto: Luciano Chambinho - Parahybao

Foto: Luciano Chambinho – Parahybano

Observando às margens do rio, fica nítido perceber a cheia. Na localidade de Barcelos, 6º distrito de São João da Barra, pequenas ilhotas que antes ficavam a mostra, agora estão inundadas. Vários pecuaristas recolheram o gado para fora das ilhas que se formaram com a seca do Rio Paraíba.

– Continuamos com o nosso trabalho de monitoramento do nível do rio Paraíba, assim como das comportas e diques do município. Contamos com a colaboração da população, em caso de alguma ocorrência pedimos para que liguem para a Defesa Civil, através dos telefones 199 ou 2741-8370 -, disse Adriano.

De acordo com as últimas informações meteorológicas da Defesa Civil estadual, as chuvas em São João da Barra e Região devem continuar até a próxima quinta-feira, 21, com probabilidade de 90% de um volume maior de chuva no dia 20 de janeiro.

Região

Em Campos dos Goytacazes, o nível do rio chegou a marca de 9,10 metros, na medição feita na manhã de hoje, 18. Na parte tarde o nível começou baixar. Outros municípios do Norte e Noroeste Fluminense foram bastante afetados pela chuva. Na madrugada desta segunda-feira, 18, uma casa chegou a desabar em Cambuci, mas ninguém ficou ferido. Em Itaocara, com a cheia do rio Paraíba, ruas de diversos bairros ficaram alagadas e várias famílias desalojadas precisaram ser encaminhadas a abrigos.

Leia também: Defesa Civil de SJB monitora nível do Rio Paraíba do Sul, diques e comportas