Pezão levará a Dilma vários projetos que beneficiem os municípios, entre eles, a questão da salinização
O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) participou nesta segunda-feira, 26, do lançamento do Rio Rural Emergencial para enfrentamento dos efeitos da estiagem no Norte e Noroeste Fluminense. A cerimônia, que ocorreu em Italva, contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de Agricultura, Christino Áureo. As ações devem beneficiar aproximadamente 13 mil pequenos produtores prejudicados pela estiagem e serão executadas durante todo o ano de 2015.
De acordo com Pezão, o plano contará com recursos do Banco Mundial, por intermédio do Programa Rio Rural, na ordem de R$ 30 milhões.
“O investimento será aplicado em ações como implantação de sistemas de nutrição para os rebanhos, que sofrem com a falta de pasto, e na perfuração de poços artesianos para uso coletivo. Foi criada uma força-tarefa formada por técnicos das empresas vinculadas à Secretaria Estadual de Agricultura – Emater-Rio e Pesagro-Rio e da Defesa Agropecuária para executar o plano”, ressaltou.
Pezão ressaltou ainda que na próxima quarta-feira, 28, estará se reunindo com a presidente Dilma Rousseff para apresentar um projeto que amenize a situação da salinização em São João da Barra.
“Vou apresentar um programa de reflorestamento, que já é feito pelo governo. Também quero ajudar as cidades a identificarem novas captações de água e levarei também um grande plano feito pela Secretaria do Meio Ambiente para apresentar a presidenta. Entre os projetos, está a questão da salinização do município de São João da Barra”, disse.
Para o prefeito Neco, o apoio do Estado é de suma importância devido ao momento crítico vivido pelos municípios do interior.
“A parceria para a realização de projetos para beneficiar agricultores é indispensável. Estamos passando por um momento de dificuldade e o Estado estende a mão para todos os municípios. Só com muita união e trabalho vamos conseguir superar este que é um dos períodos mais secos dos últimos anos”, ressaltou.
Fonte: Secom – SJB