O primeiro navio do mês de setembro e o 37º no total desde a sua inauguração, já atracou no no Terminal 1, chamado de T1, do Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra. O SBI MONTESINO e bulk carrier chegou ao Porto no último dia 30 e está sendo carregado até hoje, 04, também é registado com o IMO 9729166 e MMSI 538005637. Atualmente navega sob a bandeira de Ilhas Marshall. Não existe informação acerca do ano de construção.
Antes da chegada do SBI MONTESINO, estava atracado no Porto, o AQUABELLA e bulk carrier que é registado com o IMO 9279874 e MMSI 636016471, onde atualmente navega sob bandeira de Libéria (é uma república presidencialista localizada na África Ocidental). O navio foi construído em 2005.
Outros navios que já chegaram ao Porto
No dia 20 de agosto, atracou o navio FRONTIER KOTOBUKI e bulk carrier que é registado com o IMO 9532082 e MMSI 355036000. Atualmente navega sob bandeira de Panama. O navio que foi construído em 2011. Seguindo por volta das 6h do sábado 22, para o Oriente Médio.
O vigésimo oitavo, o barco ANANGEL TRUST que atualmente navega sob bandeira de Grécia e foi construído em 2012, seguiu no último dia 30 com destino ao Oriente Médio dando lugar para o vigésimo nono, o barco GENCO TIBERIUS e bulk carrier é registado com o IMO: 9331555, MMSI: 477926600 e é do tipo Graneleiro registado em Hong Kong SAR of China e foi construído em 2004. O trigésimo navio chegou ao Porto no dia 01 de agosto. Três dias depois, o trigésimo primeiro navio a atracar foi o TANGO I (IMO: 9402665, MMSI: 373330000) é do tipo Petroleiro registado em Panamá.
No último dia 12, o navio GRAN TRADER e bulk carrier que é registado com o IMO 9584607 e MMSI 548851000, chegou ao Porto e seguiu para o Oriente Médio. Atualmente navega sob bandeira de Philippines e foi construído em 2012.
O NAVIO SAGITTARIUS e bulk carrier (graneleiro) é registado com o IMO 9316866 e MMSI 372070000 e chegou ao Porto no último dia 15. Atualmente navega sob bandeira de Panama. O navio foi construído em 2006.
SAGITTARIUS é um navio de carga com 225 metros de comprimento por 32 metros de largura onde deverá seguir para o Oriente Médio.
Grandes navios já atracaram no porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração, em outubro do ano passado, gerando expressivos tributos para a cidade que recebeu o grande complexo portuário.
Porto
Inaugurado em 2014, o Porto do Açu é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore), Terminal 2 (T2 – onshore) e uma retroárea de 90 km².
O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o terminal já embarcou mais de 20 navios capesizes de minério de ferro para a Anglo American. As operações de petróleo terão início em 2016 e poderão receber navios VLCCs. Recentemente, foi assinado um contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, para movimentação de um volume médio 200 mil barris por dia.
O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. Neste terminal estão instaladas e já operando as empresas Technip, NOV, Wartsila e Intermoor. Ainda este ano, estão previstos entrar em operação o terminal da BP Prumo para comercializar combustíveis marítimos (bunker), o terminal da Petrobras na base de apoio da Edison Chouest Offshore e o terminal de cargas gerais (TMULT).
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