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Foto: Parahybano

O Porto do Açu, em São João da Barra, continua recebendo navios cargueiros de outros países e desta vez o Pacific Argosy atracou Terminal 1 (T1 – offshore), na última quinta-feira, 14 e logo na tarde de sexta-feira, 15, seguiu para o Oriente Médio. Segundo o site Marine Traffic, há previsão de no total de 15 navios chegarem ao Porto ainda neste mês.

Enquanto isso, no mesmo terminal está atracado desde o último dia 17 de julho o navio Ocean Commander.

O navio PACIFIC ARGOSY (IMO: 9469986, MMSI: 477765300) é um navio bulk carrier construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Hong Kong. O PACIFIC ARGOSY tem 295 metros de comprimento e 46 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 94863.

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Foto: Marine Traffic

O navio OCEAN COMMANDER (IMO: 9313412, MMSI: 372984000) é um navio bulk carrier construído em 2007 e atualmente navegando sob bandeira do Panamá. O OCEAN COMMANDER tem 280 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 88955.

De acordo com informações da assessoria da Prumo, de janeiro a julho, atracaram 52 navios na Ferroport (movimentação de minério de ferro no Terminal 1). Destes, quatro foram neste mês de julho.

O primeiro navio a atracar no T1, no dia 22 de outubro de 2014, foi o KEY LIGHT(IMO: 9490129, MMSI: 357152000), que é um navio bulk carrier construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O KEY LIGHT tem 229 metros de comprimento e 32 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 43656 toneladas.

No último dia 06 de outubro de 2015, dois navios atracaram simultaneamente no Terminal 1, chamado de T1, do Complexo Portuário do Açu.

Desde o início de outubro do ano passado, o Terminal 1 (T1 – offshore) vêm recebendo dois navios simultaneamente. Grandes navios já atracaram no porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração, em outubro do ano passado, gerando expressivos tributos para a cidade que recebeu o grande complexo portuário. AQUI .

Porto

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. Neste terminal estão instaladas e já operando as empresas Technip, NOV, Wartsila e Intermoor. Ainda este ano, estão previstos entrar em operação o terminal da BP Prumo para comercializar combustíveis marítimos (bunker), o terminal da Petrobras na base de apoio da Edison Chouest Offshore e o terminal de cargas gerais (TMULT).O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o terminal já embarcou mais de 20 navios capesizes de minério de ferro para a Anglo American. As operações de petróleo terão início em 2016 e poderão receber navios VLCCs. Recentemente, foi assinado um contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, para movimentação de um volume médio 200 mil barris por dia.

Novos Terminais

O Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA), começou a operar neste mês com a comercialização de combustível marítimo sob a marca BP Marine. Parceria entre a Prumo e a BP, o terminal oferece serviços de abastecimento de combustíveis para embarcações que estiverem no Porto do Açu e clientes operando na região. A operação deste terminal é um marco para o Porto do Açu, que irá se configurar como a melhor opção para abastecimento no estado do Rio de Janeiro.

O Terminal Multicargas (T-MULT) está instalado no Terminal 2 (terminal onshore) do Porto do Açu. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT possibilita o acesso direto de clientes instalados na retroárea a um terminal portuário, desenvolvendo o complexo industrial do porto e concretizando o conceito porto-indústria. Com este conceito, o Porto do Açu traz para o Brasil uma solução integrada que visa atender em um único lugar todas as necessidades dos clientes, oferecendo competividade, serviços com qualidade e reduzindo o risco Brasil.

Já o Terminal de Petróleo (T-OIL), é uma parceria da Prumo com a alemã Oiltanking, que está iniciando suas operações de comissionamento. Com atuais 20,5 metros de profundidade, e expansão prevista para 25 metros, o T-OIL está licenciado para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e é o único terminal privado no país para operação de transbordo de petróleo. Com 3 berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, no terminal serão realizadas operações em área abrigada, que possibilita uma operação segura e rápida, com eficiência e redução de custos para os clientes. O resultado é o aumento da competitividade do petróleo brasileiro. Além disso, a operação no Porto do Açu reúne características de alto nível que oferecem atendimento de qualidade para toda a indústria de óleo e gás.

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