Familiares de Alessandra Maria Xavier de Souza, de 42 anos, vítima de um acidente de moto no último sábado, 11, e que está internada no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, estão realizando uma campanha de doação de sangue com urgência.

Segundo informações de familiares, Alessandra já passou por duas cirurgias e seu estado de saúde ainda é considerado grave.

Foto: Parahybano

Alessandra estava na companhia de Luciana Rodrigues que morreu após uma colisão envolvendo uma motocicleta e um carro de passeio por volta das 21h30 de sábado, 11, na BR 356, Grussaí, distrito de São João da Barra.

As duas seguiam em uma motocicleta de cor prata pela estrada da Sopa, em Grussaí, quando ao entrar na rodovia houve uma colisão com um carro de passeio, Volkswagen Fox, de cor preta, que seguia sentido Cajueiro.

Foto: Divulgação

Quem pode doar 

De acordo com informações do Hemocentro, pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto.

Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

Foto: Divulgação

A doação de sangue, ainda segundo o Hemocentro, deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju, em Campos dos Goytacazes, e fornece bolsas de sangue para um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares em 14 municípios.