Uma moradora de Grussaí perdeu R$ 4 mil ao cair no golpe do pix pela internet na última sexta-feira, 18.

De acordo com informações da polícia, a vítima recebeu uma mensagem pelo Instagram onde dizia que se ela fizesse uma transferência via pix de qualquer valor, ela recebia em dobro após 30 minutos. Horas passaram e a mulher não recebeu nenhuma quantia, nem seu dinheiro de volta.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Confira algumas dicas para usar o Pix com segurança.

  • Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais;
  • Não insira dados pessoais e sua senha fora dos aplicativos bancários, principalmente as informações sobre a sua conta no banco;
  • Sempre valide os dados do beneficiário antes de confirmar a transação, para garantir que ela ocorra para a pessoa desejada;
  • Não acredite em sorteios que pedem uma quantia de valor e prometem devolver o dobro, ou empréstimos sem nenhuma instituição financeira atrelada.

Quais são os golpes do Pix no WhatsApp?

  1. O fraudador invade o WhatsApp da vítima por meio da interceptação do código de verificação e se passa pela vítima pedindo transferência de valores aos amigos e familiares. Para evitar que isso aconteça, ative a confirmação em duas etapas na configuração do WhatsApp e nunca compartilhe senhas ou códigos com terceiros.
  2. O fraudador contata amigos e familiares através de um número “novo”, usando a foto da vítima para pedir transferência de valores e dizendo que mudou de números. Para evitar que isso aconteça, alerte as pessoas de seu ciclo a sempre confirmar os dados do beneficiário antes de confirmar a transação.