O jovem Érick de Souza da Silva Moreira, de 19 anos, ferido em acidente na noite de ontem, 27, na Avenida Liberdade, em Grussaí, distrito de São João da Barra, está internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos, e precisa de doação de sangue com urgência.

Érick, motoboy, estava em uma motocicleta Honda CG Titan, quando aconteceu uma colisão com um carro de passeio. Câmeras de segurança de uma residência registrou o momento do acidente.

O jovem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado até a emergência da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra com ferimentos na cabeça. Após atendimento, Érick foi transferido ao Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, onde passou por cirurgia. O estado de saúde dele é considerado estável.

Como doar

O Hemocentro, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: [email protected]. A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.