Morreu na tarde deste sábado, 14, o Promotor de Justiça Marcelo Lessa, aos 51 anos. Ele estava internado em uma unidade hospitalar particular de Campos dos Goytacazes há 10 dias.

Marcelo foi vítima de choque séptico – infecção generalizada que causa falência múltipla de órgãos. Ele deu entrada já em estado grave com até 90% dos pulmões comprometidos em decorrência de uma deficiência cardíaca grave.

Foto: Divulgação

Lessa chegou a passar por cirurgia cardíaca e utilizou suporte circulatório extracorpóreo, denominado ECMO.

De acordo com informações do jornal Terceira Via, Marcelo Lessa estudou Direito na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UERJ), conquistou título de Doutor pela Universidade Gama Filho, ingressou no Ministério Público em 1994 e era titular da Promotoria de Tutela Coletiva de Campos. Em 1995, Marcelo assumiu a cadeira de Direito Processual Penal no Centro Universitário Fluminense (Uniflu), onde lecionava. Lessa também era professor da disciplina “Noções de Direitos Médicos” da Faculdade de Medicina de Campos; era, também, Avaliador do MEC para atos regulatórios de autorização de novos cursos superiores.

Foto: MPRJ

Marcelo Lessa também era escritor. Em 2004, ele publicou o livro “A investigação nos crimes de ação penal de iniciativa pública”. Em 2007, lançou: “Escritos de Direito Penal e de Processo Penal”.