O quarto caso confirmado de coronavírus em São João da Barra, de um caminhoneiro de 49 anos, não resistiu e veio a óbito por volta das 22h deste domingo, 19, na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra.
O homem estava internado na Unidade para Pacientes Graves da Santa Casa de Misericórdia do Município e, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, não resistiu mesmo com todas as tentativas de reanimação.
O caminhoneiro, morador da localidade de Campo de Areia, 5º Distrito, estava retornando do Rio de Janeiro para São João da Barra com seu irmão e na última segunda-feira, 06, quando os sintomas apareceram. Ele buscou atendimento em uma unidade de saúde mais próxima e depois foi transferido para o Centro de Combate ao Coronavírus. O caso foi confirmando na noite do dia 13 de abril. No dia 14 teve agravamento no quadro clínico, sendo transferido para a Santa Casa, colocado em ventilação artificial e recebendo o tratamento pelo protocolo, utilizando entre outros medicamentos, a hidroxicloroquina.
O irmão não apresentou sintomas de covid-19 até o momento, mas segue em isolamento domiciliar, assim como uma criança, seu pai e sua mãe.
A Secretaria de Saúde classifica o contágio como caso importado, pois a vítima exercia a profissão de caminhoneiro e viajava com frequência à cidade do Rio de Janeiro, área de risco. Não é de conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde nenhuma doença pré existente.
Outros casos
Um homem de 60 anos encontra-se em uma unidade hospitalar particular em Campos dos Goytacazes com suspeita de coronavírus. Já uma mulher de 37 anos, também moradora de Chapéu de Sol, em Atafona, está cumprindo isolamento domiciliar.
O primeiro caso, uma mulher de 51 anos, enfermeira, identificada na barreira sanitária, de imediato, foi encaminhada para o isolamento domiciliar com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.
Ao ser parada na barreira, a paciente relatou ter estado na cidade do Rio de Janeiro anteriormente, há duas semanas. O quadro de saúde da paciente, que já apresentava os sintomas ao ser parada na barreira, é considerado bom, não apresentando mais sintomas.
Um médico, morador de Campos, que estava de plantão na última semana, em São João da Barra, testou positivo para covid-19.
Até o último dia 16 de abril, o município conta com seis pacientes com a doença. Cinco cumprem isolamento domiciliar.
São João da Barra possui 30 notificações relacionadas ao coronavírus, com seis confirmações, incluindo o óbito, dois casos em isolamento domiciliar ainda em investigação, um óbito aguardando resultado de exames e 21 casos descartados.
Leia também: Caminhoneiro é o quarto caso confirmado de covid-19 em SJB