Morreu na noite de ontem, 17, o vereador sanjoanense Franquis Arêas de Freitas (PSC). A prefeita Carla Caputi (sem partido) lamentou a perda e decretou luto oficial de três dias. Franquis estava em casa com a esposa quando sofreu um infarto fulminante. Ele não compareceu a sessão da Câmara por motivos de saúde.

Vereador com o maior número de mandatos consecutivos, Franquis era casado com Edilane Gomes, com quem teve dois filhos, os pequenos Pedro e Antônia.

O corpo de Franquis foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia e liberado em seguida. O velório será realizado na Câmara Municipal de São João da Barra e o sepultamento acontecerá no Cemitério de Santo Amaro. O suplente de Franquis Arêas na Câmara é Fábio Pedra.

Histórico

Morador de Barra do Açu, no quinto distrito de São João da Barra, Franquis Arêas de Freitas ingressou cedo no meio político. Aos 25 anos de idade, foi secretário de Transporte do município – pasta que ocupou entre os anos de 2001 a 2004. O vereador sempre teve a pretensão de ocupar uma cadeira no legislativo e, ao receber o convite para candidatar-se, não pensou duas vezes. Disputou as eleições de 2008 da qual saiu vitorioso com 941 votos – sendo o quinto mais votado em São João da Barra. Trabalhar pela educação e pela saúde sempre foram as suas principais metas. Dentre as suas maiores lutas no plenário estão: a construção de um hospital municipal e de uma escola técnica no quinto distrito, que viria a preparar os jovens para o novo mercado que está se desenhando com a implantação do Complexo Portuário do Açu. Franquis era o vereador com o maior número de mandatos consecutivos. Na última eleição, recebeu 1193 votos, chegando à quarta legislatura.