Evento aconteceu na quinta-feira, reunindo psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas
A Secretaria de Educação (Semed) de São João da Barra promoveu, na quinta-feira, 22, por meio da Coordenação Multidisciplinar, o Minicurso de Círculos de Construção de Paz, que integra o programa Direito de Ser. O evento ocorreu no Palácio Cultural Carlos Martins, reunindo psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas e com participação do subsecretário de Educação, Cláudio Andrade, e da coordenadora geral de Educação, Janaína Monteiro. O objetivo é expandir o projeto Cultura de Paz na rede municipal.
O ponto alto do minicurso foi a participação de Cristiane Holanda, referência em cultura de paz no Brasil e profissional da Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará.
Os Círculos de Construção de Paz são uma metodologia sistematizada pela educadora social Kay Pranis, inspirada nas práticas de povos indígenas. Neles, exercita-se a capacidade de se expressar e de escutar. Cada participante tem seu momento de fala, e ninguém deve ser interrompido enquanto está com o objeto de fala estabelecido pelo grupo.
“Os Círculos de Construção de Paz nas escolas possibilitam a expansão de uma escuta empática, ampliando valores humanos como cuidado, respeito, senso comunitário e decisões compartilhadas”, afirmou Salvador Campos Corrêa Júnior, psicólogo da Semed.
“Os Círculos de Construção de Paz são uma ferramenta poderosa para a promoção de um ambiente mais harmônico e colaborativo. Eles permitem que todos os participantes se sintam ouvidos e respeitados, criando uma cultura de empatia e entendimento mútuo. Ao trazer essa prática para as escolas, estamos não apenas resolvendo conflitos, mas também cultivando valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica”, ressaltou Michele Motta, coordenadora Multidisciplinar da Semed.