Vitória por 2 a 1 sobre o São Gonçalo não foi suficiente para equipe chegar à final
Precisando vencer por três gols de diferença para chegar às finais do campeonato especial das Séries B e C promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o Esporte Clube São João da Barra recebeu o São Gonçalo Esporte Clube na tarde de domingo, 28, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá e, apesar da vitória por 2 a 1, o único representante do Norte e Noroeste Fluminense em competições amadoras oficiais deu adeus à competição.
Pressionando desde os instantes iniciais da partida e contando com o apoio maciço de torcedores que compareceram vindos de todos os distritos do município, os sanjoanenses tiveram um adversário retraído em seu sistema defensivo e que tentava explorar os contra-ataques graças à vantagem conquistada no jogo de ida quando, em casa, triunfaram por 3 a 1. Aos 16 minutos, o capitão Túlio abriu o marcador para os donos da casa que fizeram por merecer vantagem mais dilatada, mas esbarraram na retranca dos visitantes. Ainda no primeiro tempo, o São João da Barra perdeu o atacante Yuri Chagas que deixou o campo após ser atingido em disputa de bola. O jogador foi socorrido pelo atendimento médico e levado na UTI móvel para o centro de emergência municipal.
Na etapa complementar, sem mudar a postura, o São Gonçalo conseguiu o empate em gol marcado por João Pedro, aos 25, obrigando o São João da Barra a se lançar ainda mais ao ataque pela necessidade de balançar as redes mais três vezes para alcançar a classificação. Felipe Lírio fez o segundo gol sanjoanense aproveitando na pequena área jogada nascida no lado esquerdo de ataque, aos 37, mas foi pouco. Mesmo com a derrota, o São Gonçalo disputará a final com a Portuguesa que, com dois empates em um gol com o America, também garantiu vaga na final do certame.
Graças ao trabalho executado e reconhecido, despertando interesse de outras agremiações, a equipe Sub 15 do São João da Barra – mesmo eliminada da competição – volta a campo na tarde da próxima terça-feira, 30, quando disputará amistoso com o Fluminense no CT do Vale das Laranjeiras, em Xerém, Duque de Caxias. Para o técnico Leo Açu, o grupo de trabalho é excelente e conta com jogadores promissores que despontarão a médio prazo.
“Pela personalidade de todos a cada jogo, pela família que foi construída e pelas virtudes demonstradas ao longo de uma competição difícil, desgastante, vejo com grande otimismo a perspectiva do clube contar com uma safra fantástica nas próximas temporadas. Grandes clubes têm interesse em levar vários dos nossos jogadores para testes e avaliações e, pelos convites para a disputa de amistosos, já se sente que temos tudo para dar sequência a este trabalho vitorioso. Caímos de pé, pois fomos eliminados por um clube que conta com estrutura notável e periodicamente encaminha atletas para disputar torneios na Europa”, declarou.
A honrosa campanha sanjoanense teve os seguintes números: 19 jogos, 14 vitórias, 1 empate e apenas 4 derrotas, 51 gols marcados e 25 sofridos, com aproveitamento superior a 80%. O artilheiro da equipe foi o meia Tulio, com 11 gols, oito a menos que o goleador máximo da competição, Breno, da Portuguesa.
Fonte: Secom – SJB