A Medalha do Mérito Barão de São João da Barra, concedida pelo Poder Executivo municipal, será outorgada à servidora pública municipal Maria Alcina Amaral dos Santos. A solenidade acontece nesta sexta-feira, 30, às 19h, no salão Espaço dos Sonhos, em Atafona, e também vai homenagear outras personalidades de destaque no município.

Maria Alcina, 64 anos, é servidora de São João da Barra desde 1978. Em janeiro daquele ano foi contratada, junto com mais 60 pessoas, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para fazer o recadastramento imobiliário do município em parceria com a Prefeitura. Devido ao bom desempenho, foi escolhida, junto ao falecido colega Valneyr Angelo Ferreira, para se tornar servidora da Secretaria Municipal de Fazenda, onde ingressou no dia 1º de maio de 1978, ocupando o cargo de coordenadora de arrecadação. Anos depois passou para fiscal de tributos, função que exerce até os dias atuais.

Para a presidente do Conselho da Medalha do Mérito, a prefeita Carla Caputi, a escolha de Maria Alcina é justa pela sua trajetória e sua dedicação ao município. “Maria Alcina é de família sanjoanense, sempre se dedicou muito ao trabalho na nossa Prefeitura, sendo uma das servidoras há mais tempo em atividade. É uma homenagem muito honrosa após todo o trabalho, que reconhece também o valor do nosso servidor público”, disse.

Instituída no ano de 1987, na gestão do prefeito João Francisco de Almeida, a Medalha do Mérito Barão de São João da Barra é destinada anualmente, no mês de junho, a uma pessoa por sua relevância na sociedade sanjoanense. A indicação é feita pelo Conselho da Medalha do Mérito.

Nos anos de 2020 e 2021, a outorga esteve suspensa devido à pandemia da Covid-19. A solenidade retornou no ano passado, como tradição, dentro da programação do Circuito Junino, que reúne os festejos em homenagem a Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e ao Dia do Município.