Reunião ocorreu na Agência da Capitania dos Portos, em São João da Barra

Foto: Divulgação

Para proporcionar mais segurança aos frequentadores do Pontal de Atafona, a Prefeitura, em parceria com a Capitania dos Portos, vai instalar sinalização aquática móvel com boias entre a Ilha de Convivência e o continente, delimitando a área destinada aos banhistas. Essa foi uma das medidas definidas em reunião na sede Capitania de São João da Barra. Participaram o comandante da agência local, capitão-tenente Francisco Nascimento, e os secretários municipais de Segurança Pública, Anderson Campinho, e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra. O objetivo da parceria é planejar e executar ações para promover o ordenamento do espaço aquaviário do Pontal de Atafona.

Anderson Campinho ressaltou a importância da iniciativa. “A sinalização será feita com boias amarelas, a fim de que haja uma área destinada exclusivamente para cada atividade”, explicou. As boias serão adquiridas pela Prefeitura e estarão instaladas antes do início da alta temporada.

“Com o fechamento da barra do rio Paraíba do Sul ao mar, no Pontal de Atafona, formou-se um balneário natural frequentado por um número cada vez maior de banhistas, motonautas  e praticantes de kite surf. Por isso, intensificaremos a fiscalização com inspeção naval nos fins de semana e feriados”, alertou o capitão-tenente Francisco Nascimento, acrescentando que as ações serão estendidas também para outros pontos do município.

A dica aos condutores das motos aquáticas é acessar o canal de navegação pelo cais do Santuário de Nossa Senhora da Penha ou em outras áreas distantes dos banhistas. Já para prática do kite surf a recomendação é que não seja realizada em áreas de grande concentração de pessoas na água, devido à complexidade de domínio, habilidade e velocidade.

Com o aumento do fluxo de pessoas no Pontal de Atafona, a Guarda Civil Municipal intensificou a fiscalização do trânsito. Para fiscalizar o tráfego de veículos na faixa de areia o Grupamento Ambiental está atuando. O Proeis promove ações de segurança pública e a Defesa Civil auxilia a Marinha.