açu1

Foto: Campos 24 Horas

Como previsto por autoridades, o avanço do mar na praia do Açu, em São João da Barra (SJB), preocupou moradores da localidade, na tarde desta terça, quando a água invadiu a avenida principal e chegou atingir casas e estabelecimentos comerciais. A Defesa Civil do município declarou que, nenhuma família precisou ser removida de suas residências e a situação. No próximo dia 1º, a Câmara de Vereadores de SJB vai promover uma reunião pública para discutir o assunto.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de SJB, Adriano Assis, por volta das 15h de ontem, a maré do mar esteve muita alta, alagando a rua, que também abriga o Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) do Açu. Segundo ele, o ocorrido de ontem, já era esperado pelo órgão, uma vez que o fato sempre ocorre nesta época do ano.

— Como a via é muito baixa e a maré estava muito alta, a rua foi tomada pelas águas na tarde de hoje. Imediatamente, quando recebemos o chamado da população, uma equipe foi enviada ao local e constatou que o nível do mar já estava baixando e sendo normalizado. Nenhuma família precisou ser retirada de suas casas, onde também nenhuma residência ficou alagada. O fato aconteceu mais precisamente na rua mesmo. Os nossos agentes estão atentos para qualquer chamado ou solicitação — informou Adriano Assim.

Preocupação – A Câmara de São João da Barra vai promover no dia 1º de outubro, às 19h, uma reunião pública para esclarecer questionamentos do vereador Franquis Arêas se as obras do Porto estariam causando a erosão e o avanço do mar na praia do Açu. Segundo o edil, que reside no Açu, o mar avançou muito e a praia já não tem mais orla, o que anda preocupando os moradores do 5º Distrito. “Não estou afirmando que esse avanço está sendo causado pelo porto, mas precisamos estar atentos e esta reunião será muito importante para tirarmos todas as dúvidas”, destacou Franquis.

Assista ao vídeo:

Vídeo: Denis Freitas Toledo

Fonte: Folha da Manhã