Mais uma tartaruga foi encontrada morta por moradores da praia do Açu, distrito de São João da Barra. Desta vez na manhã desta quarta-feira, 28, a espécie Caretta-caretta, conhecida também como “cabeçuda” amanheceu na beira-mar.
No último dia 11, também na praia do Açu, uma tartaruga da mesma espécie foi encontrada em avançado estado de decomposição.
O tamanho médio dos animais adultos desta espécie é de 90 cm e peso médio de 150 kg, porém já foram registradas espécies de 2,70 m e com quase meia tonelada de peso.
O secretário municipal de meio Ambiente, kleyton Calado, informa que e alguma tartaruga for encontrada encalhada na praia o Tamar ou a secretaria de Meio Ambiente devem ser acionados. Os telefones para contato são, respectivamente, 2747-5277 e 2741-7878, ramal 261.
O Projeto, que é oficialmente patrocinado pela Petrobras, recebe o apoio da Prefeitura de São João da Barra.
A temporada 2015/2016 de desova das tartarugas marinhas teve início, de acordo com o Projeto Tamar, no mês de setembro e segue até março. Somente nas praias de São João da Barra foram registrados pelo Tamar, no último período reprodutivo, cerca de 400 desovas e mais de 29 mil filhotes foram inseridos em seu habitat natural. Para que todo esse processo possa ser realizado, o Projeto conta com o apoio de uma equipe de pesquisadores, estagiários e principalmente de pescadores, da comunidade e dos visitantes.
A tartaruga-comum (Caretta caretta), também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartarugas marinhas comum nos Oceanos de todo o Mundo, mas que se encontra ameaçada de extinção.
As medidas de uma tartaruga cabeçuda tem em média 90 centímetros de comprimento quando totalmente crescido, embora os indivíduos maiores de até 270 centímetros foram descobertos. Uma tartaruga cabeçuda, já adulta, pesa aproximadamente 135 kg com os maiores exemplares pesando mais de 454 kg. A cor da pele varia do amarelo ao marrom, e a casca normalmente é marrom-avermelhada. Não há diferenças externas em sexo antes da tartaruga se tornar um adulto, a diferença mais óbvia é que os machos adultos possuem caudas mais grossas e mais curtas que as fêmeas.
A empresa Centro de Triagem de Animais Marinhos (CTA) – Serviços em Meio Ambiente que cuida da orla, informou que provavelmente o animal foi recolhido e ainda não se sabe as causas da morte.
Leia também: Tartaruga encontrada em avançado estado de decomposição na praia do Açu