Foto: Secom

São João da Barra registrou nesta sexta-feira, 4, mais 15 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, somando 1.669 desde o início da pandemia, dos quais 1.177 recuperados.

O número de pacientes internados reduziu de 15 para 11. Quatro estão na UTI.

Segundo o boletim divulgado no início da noite desta sexta-feira, 4, pela Secretaria Municipal de Saúde, há 115 casos suspeitos. O município tem 47 óbitos desde o começo da pandemia.

Em todo o Estado do Rio de Janeiro, os números divulgados na tarde desta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde mostram mais 2.456 casos e 126 mortes nas últimas 24 horas, somando 23.017 casos e 3.641 óbitos. A média móvel segue subindo, com variação de 91% na comparação com a semana passada.

O Rio de Janeiro é o estado atualmente com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 do país. São 131 óbitos por 100 mil habitantes e a letalidade está em torno de 7%, enquanto o mundo caminha para uma letalidade de 1% a 2%. O levantamento foi divulgado essa semana pelo MonitoraCovid-19, ferramenta da Fiocruz que acompanha o avanço da doença em todo o território nacional.

Outras regiões do país também registram crescimento de casos de contaminação pelo novo coronavírus. Os governos do Paraná e Santa Catarina decretaram toque de recolher. A mesma medida foi adotada em pelo menos dois municípios fluminenses: Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras.

No Brasil, segundo os números divulgados às 13h desta sexta-feira pelo consórcio de veículos de imprensa, são 6.496.050 casos e 175.432 óbitos. O consórcio faz o levantamento junto às secretarias estaduais de Saúde. Os números vão aumentar na divulgação das 20h, porque nem todos os estados atualizaram o balanço até o início da tarde.

Em todo o mundo são 65.435.151 casos confirmados e 1.510.313 mortes.

Especialistas alertam que o Brasil está enfrentando uma segunda onda de Covid-19, que ocorre diferente da Europa, já que o país nunca conseguiu controlar totalmente a disseminação do novo coronavírus. O crescimento das internações indica que haverá no Brasil um novo pico da pandemia e um dos motivos do aumento de casos é a dificuldade de manter as medidas de isolamento social por muito tempo.

A orientação das autoridades de saúde pública para conter a pandemia é o uso de máscaras, evitar aglomerações e respeito às normas de distanciamento social.

Leia também: Em três dias, SJB registrou 83 casos de Covid-19

Reabilitação para recuperados da Covid-19 em SJB